Nesta ocasião vamos preparar um dos pratos estrela da gastronomia galega, é o cozido à galega, um prato tradicional cheio de sabor e que faz parte daqueles guisados e guisados daqueles de “pega no pão e mete”.
A primeira vez que provei este fantástico guisado foi num pequeno bar de Pontevedra num dia frio de Inverno.Para mim este é um autêntico prato que, com um bom pedaço de pão da terra e um rico vinho tinto, é uma verdadeira iguaria para reis. .
Esta receita pode parecer um pouco trabalhosa, mas garanto que vale a pena fazê-la porque o resultado é impressionantea única coisa que deve ser levada em consideração é que alguns de seus ingredientes devem ser deixados de molho por um dia e meio antes de sua preparação.
receita de guisado à galega
Ingredientes necessários
Com estas quantidades teremos para 4 pessoas:
- ½kg de grão de bico
- ½ pernil de vitela
- ½ tampa
- ½ lacão
- ½kg de batatas
- 1 repolho grande
- 4 salsichas médias
- Sal
O boné ou cacheira É a cabeça ou máscara do porco, sendo um ingrediente essencial em todo o cozido tradicional galego.
Antes de preparar o cozido à galega
- Um dia e meio antes de fazer o guisado à galega, vamos colocar a paleta e a tampa numa panela grande com bastante água para que fiquem de molho.
- Trocaremos a água algumas vezes durante esse período.
- Meio dia antes do preparo, faremos o mesmo com o grão-de-bico, demolhá-lo-emos coberto de água em outro recipiente.
Como fazer um autêntico ensopado galego
- Aqueça uma panela grande com bastante água em fogo médio e quando começar a ferver, acrescente a cachucha, o grão-de-bico, a vitela e a paleta de porco.
- Deixe cozinhar por uma hora, adicione sal a seu gosto e continue cozinhando por mais uma hora.
- Após o tempo indicado, retire a panela do fogo e retire todos os ingredientes para deixá-los em uma tigela. Cortamos toda a carne ao nosso gosto.
- 30 minutos antes do final da cozedura da carne e noutro tacho com água, cozer a couve previamente cortada aos quartos, os chouriços e as batatas inteiras
- Quando as batatas estiverem tenras, retire o tacho do lume, retire os legumes para outra fonte e coloque os chouriços na fonte de carne.
- Servimos as duas fontes à mesa para que cada comensal consiga a quantidade desejada. Bom proveito!!

Comentários e sugestões
Em muitos lugares da Galiza, juntam-se também à panela língua, orelhas e rabo de porco, para que o guisado fique muito mais completo.
É conveniente retirar toda a espuma que se forma durante a cozedura com uma escumadeira.