focaccia com azeitonas

Links patrocinados

Preparação: 2 horas
cozinhou: 20 minutos
pronto em: 2 horas e 20 minutos
índice de conteúdo

disfarce

Receita de focaccia com azeitonas
Ingredientes para a massa
Para o recheio
Como fazer uma focaccia com azeitonas
Links patrocinados

A focaccia é um pão bem macio por dentro, com um sabor agradável de ervas finas. Leva tempo para ser feito por fermentação, mas a dedicação em fazê-lo vale a pena. É perfeito para ocasiões especiais, e você pode usá-lo para almoço e jantar. Aqui está a receita!.

Receita de focaccia com azeitonas

Ingredientes para a massa

  • fermento
  • 250 gramas de água
  • 25 gramas de azeite
  • 450 gr de farinha para pão
  • 15 gr de fermento fresco para pão
  • 1 colher de chá de sal grosso
  • 10 gramas de sal

Para o recheio

  • 1 pote de azeitonas pretas sem caroço

Como fazer uma focaccia com azeitonas

  1. Aqueça um pouco de água no micro-ondas e dissolva o fermento nele. Pegamos uma tigela onde vamos misturar a farinha, juntamente com o sal, o fermento que já temos e o fermento dissolvido. Finalmente adicionamos azeite. Mexa até que a massa não fique mais compacta e fique leve.
  2. Sove a mistura em uma tábua de cozinha enfarinhada, abra a massa, acrescente as azeitonas e a cebolinha picada e continue amassando, se grudar acrescente um pouco mais de farinha e termine de amassar para que fique leve.
  3. Fazemos uma bola compacta e colocamos na mesma tigela enfarinhada de antes, untamos com um pouco de óleo e cobrimos com um pano úmido. Deixamos descansar por 70 minutos.
  4. Passado o tempo indicado, vemos que a massa cresceu, retiramo-la e esticamos para eliminar o ar, num tabuleiro de ir ao forno (coberto com papel vegetal), que a cobre na totalidade. Marcamos os dedos por toda a massa e polvilhamos com sal grosso e azeite, também podemos adicionar algum tempero como alecrim.
  5. Deixe descansar por cerca de 40 minutos coberto com filme, para que não resseque. E enquanto pré-aquecemos o forno a 250º C, introduzimos neste momento um recipiente com água para que fume e o pão fique suculento.
  6. Decorrido o tempo, destapamos a focaccia e levamos ao forno a 230ºC, cerca de 20 minutos. Deixe esfriar um pouco e sirva quentinho e saboroso, acompanhe com o prato do dia, vai dar um toque especial, aproveite!

Sobre o autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quase lá…

0