Nesta ocasião vamos preparar uma sobremesa tradicional muito rica, é o queimadoum bolo típico de Ibiza e Formentera, que normalmente é preparado para a festa de Todos os Santos, embora fora dessas datas tão importantes, também possa ser encontrado em praticamente todas as pastelarias das ilhas, e agora com esta receita, pode apreciá-lo em qualquer ocasião.
O flaó é um doce que consiste numa massa à base de farinha e licor de erva-doce. O seu recheio é queijo fresco de cabra aromatizado com folhas de hortelã, o que confere a este bolo um sabor muito especial e refrescante. Uma sobremesa inteira que vale a pena experimentar porque é muito saborosa, então vamos começar com a receita!
receita do flao
informação da receita
- Porções: 10 porções
- Calorias por porção (kcal): 292
- Tempo de preparação: 35 minutos
- Tempo de cozimento: 50 minutos
- Tempo total: 1 hora e 25 minutos
- Tipo de cozinha: Espanhol
- Categoria: Sobremesa
Ingredientes necessários
- 500g de farinha de trigo
- 1 colher de fermento químico
- 1 colher de banha
- 7 ovos
- 30 ml de licor de anis
- 450 gr de queijo de cabra fresco
- 575 gr de açúcar branco
- Açúcar de confeiteiro (opcional)
- 12 folhas de hortelã
- Sal
Preparação
Começamos por preparar a massa, para isso colocamos 3 ovos juntamente com 200 gr de açúcar na taça da batedeira, ligamos a velocidade média e misturamos bem até estes ingredientes estarem bem integrados. Este procedimento também pode ser feito a mãoembora seja óbvio que levará um pouco mais de tempo.
Vamos adicionando aos poucos a farinha peneirada às colheradas, o fermento químico, a pitada de sal e continuamos misturando. Por fim, adicione o anis e quando a massa estiver unificada, deixe descansar coberto com um pano limpe cerca de 20 minutos.
Enquanto isso, unte com a banha uma forma de quichê de 24 cm de diâmetro, espalhando no fundo e nas paredes e reserve.
Após o tempo de descanso, espalhamos a massa sobre uma superfície limpa e levemente enfarinhada com o auxílio de um rolo. Transfira a massa para a forma e acomodamos cobrindo toda a base e paredescortamos a massa que sobressai das bordas com uma tesoura, deixando a massa como se fosse fazer uma quiche.
Pique toda a base com um garfo e coloque a massa na geladeira enquanto continuamos preparando o recheio. Para isso, colocamos os restantes ovos e o açúcar numa tigela e misturamos bem até ficarem com um tom esbranquiçado. Podemos fazê-lo com hastes elétricas para economizar tempo e trabalho.
incorporamos agora queijo fresco de cabra previamente esfarelado e por último, as folhas de hortelã previamente lavadas, secas e picadas finamente. Retiramos com uma espátula com movimentos envolventes até estes ingredientes estarem integrados.
Pré-aqueça o forno a 10º C. com aquecimento para cima e para baixo. Quando atinge essa temperatura, retiramos a massa refrigerada e despeje o recheio espalhando sobre a superfície. Colocamos a forma no forno por aproximadamente 50 minutos, ou até que a superfície fique dourada.
Retire o flaó do forno e deixe esfriar completamente em temperatura ambiente. Desenformamos e polvilhe um pouco de açúcar de confeiteiro por cima se quisermos que seja mais doce. Como decoração, colocamos umas folhas de hortelã e já temos o nosso flaó de Ibiza pronto a degustar. Bom proveito!!

Dicas para fazer o Flaó perfeito
É importante que, uma vez espalhada a massa na forma, não a estiquemos muito, para que ao assar não encolha e deforme. Se não pudermos estendê-lo porque gruda no rolo, podemos primeiro refrigerar por 15 minutos.
O tempo de cozimento pode variar de acordo com cada forno, por isso recomendo verificar o estado de cozimento da massa antes de retirá-la do forno.
Embora o flaó possa ser comido em temperatura ambiente, geralmente é servido frio depois de ficar na geladeira por pelo menos uma hora, é uma questão de gosto.