Feijão branco com legumes e chouriço

Links patrocinados

Preparação: 15 minutos
cozinhou: 1 hora e 45 minutos
pronto em: 2 horas

Feijão branco com legumes é uma prato típico da gastronomia espanhola e costumam ser preparados com chouriço, chistorra, toucinho fumado ou mesmo morcela.

Links patrocinados

Desta vez vamos omitir grande parte desses ingredientes e vamos apenas adicionar legumes e um pouco de chouriço, embora se preferir pode omitir também, com isso poderemos preparar um prato mais leve e com menos gordura , o que eu acho que pode ser muito bom para nos cuidarmos um pouco.

Então se você quer aprender cozinhar uma boa receita de feijão branco à moda antiga, siga o passo a passo que mostro a seguir e você poderá levar à mesa um prato de colher muito nutritivo e delicioso.

Receita de feijão com legumes

Ingredientes para cozinhar feijão branco com legumes

Com estas quantidades teremos para 4 pessoas:

  • 400 feijão branco
  • 1 cebola
  • 2 dentes de alho
  • 2 tomates
  • 2 batatas
  • 1 cenoura grande
  • 1 pimentão vermelho
  • 1 pimenta verde
  • 4 pedaços de chouriço
  • Pimentão doce
  • Pimenta preta da terra
  • Azeite de oliva
  • Sal

Como preparar feijão branco com legumes

  1. Coloque o feijão em um recipiente e cubra com bastante água (usei um litro de água). Deixe de molho durante a noite.
  2. No dia seguinte colocamos o feijão em uma panela junto com o excesso de água incluído.
  3. Adicione os dentes de alho previamente picados e a cebola cortada em cubos médios.
  4. Adicione os pimentões verde e vermelho, também bem picados, junto com a cenoura descascada e fatiada.
  5. Adicione meia colher de páprica doce, uma colher de sopa de azeite, pimenta-do-reino moída na hora a gosto e uma pitada de sal.
  6. Aqueça a panela em fogo alto e mexa até que todos os ingredientes estejam bem misturados.
  7. Descasque e pique os tomates e adicione-os à panela também.
  8. Despeje um pouco mais de água apenas até cobrir todos os ingredientes.
  9. Numa frigideira, frite os pedaços de chouriço durante alguns minutos para que libertem grande parte da gordura e depois junte-os ao tacho com os restantes ingredientes.
  10. Abaixe o fogo para médio e deixe cozinhar por cerca de uma hora e meia até que o feijão fique macio.
  11. Quando faltarem 25 a 30 minutos para terminar o cozimento, adicione as batatas descascadas e cortadas em pedaços pequenos.
  12. Durante a cozedura iremos verificar o estado do feijão e se verificarmos que está a acabar o caldo, adicionaremos um pouco mais de água.
  13. Passado o tempo total de cozedura e o feijão tenro, corrija a quantidade de sal se necessário e sirva o feijão com legumes directamente à mesa para comê-los quentes. Bom proveito!!

Dicas para fazer feijão perfeito

É importante cubra o feijão com bastante água na noite anterior, pois durante o descanso o feijão vai inchar e absorver grande parte dessa água, sendo recomendado que não fique descoberto.

Quanto aos legumes, podemos também adicionar alho francês, espinafres ou mesmo aipo, isso fica ao gosto de cada um, mas sim, todos os legumes terão de ser bem picados e no caso da batata, é importante clicar para que que soltam um pouco do seu amido, isso vai ajudar o caldo a engrossar um pouco.

O cozinhar o feijão Também pode ser feito em um fogão rápido ou expresso, mas é algo que não recomendo se você não tiver experiência, porque se exagerarmos com o tempo corremos o risco de desfazer. É melhor fazê-los devagar porque assim eles serão muito mais ricos.

Um bom truque para que o feijão fique bem rico é deixá-los descansar depois de cozidos e servir no dia seguinte, porque todos os sabores terão assentado durante a noite e ficarão muito mais saborosos, o problema é resistir à tentação de comê-los assim que terminar de os preparar.


refeições espanholas fáceis

Outras receitas de feijão que você pode gostar

Se quiser experimentar um bom guisado desta conhecida leguminosa, recomendo o feijão branco com chouriço e morcela, uma receita que, embora contenha um pouco mais de gordura do que a que vimos hoje, é uma opção reconfortante ideal para ocasiões específicas.

Por outro lado, temos o feijão com espinafre, que eu adoro, até porque costumo acrescentar um pedaço de osso de presunto durante o cozimento para que fiquem com aquele ponto rico de sabor.

E por último mas não menos saboroso, recomendo uma boa salada de feijão, um prato que se serve frio e que combina na perfeição com carnes e peixes.

Sobre o autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quase lá…

0