fartons

Links patrocinados

O fartón é um dos muitos doces tradicionais que a cozinha valenciana tem. A origem deste pão comprido encontra-se no município de Alboraya (Valência), onde começou a ser consumido mergulhando-o na popular horchata valenciana de chufa.

Links patrocinados

Hoje, consuma um horchata com fartons Tornou-se um dos produtos mais comuns nas confeitarias e cafeterias da Comunidade Valenciana, principalmente no verão, quando o calor aumenta.

Nesta ocasião, quero mostrar-vos a receita destes pãezinhos tão originais para que possam saboreie uns autênticos fartóns em casa para toda a família. Como poderão verificar, a sua preparação é bastante simples, sim, requer um pouco de paciência com o crescimento da massa.

receita de fartons

informação da receita

  • rações: 4 pessoas
  • Calorias por unidade (kcal):75
  • Tempo de preparação: 40 minutos
  • tempo de descanso: 2 horas e 30 minutos
  • tempo de cozimento: 20 minutos
  • tempo total: 3 horas e 30 minutos
  • tipo de cozinha: Espanhol
  • Categoria: pão

Ingredientes necessários

  • 300 gr de farinha de força
  • 50 ml de leite morno
  • 50 gramas de açúcar
  • 50 ml de óleo de girassol
  • 25 gr de fermento fresco
  • 5 gramas de sal
  • 1 ovo
  • O suco de meio limão

Ingredientes para o glacê

  • 6 colheres de açúcar de confeiteiro
  • Um pouco de água

Preparação da massa

Começamos por colocar a farinha previamente peneirada numa tigela e juntamos o sal, que vamos colocar de um lado e cobrir com um pouco de farinha.

Dilua o fermento fresco no leite morno e despeje sobre a farinha. Adicione o óleo de girassol e o suco de limão. Misturamos tudo até obter uma massa com textura arenosa. Montamos o ovo com o açúcar e incorporamos o resultado na massa.

Amassamos até já ser difícil continuar trabalhando na tigela e começamos a amassar a massa sobre uma superfície levemente enfarinhada. O tempo de amassamento é de 20 minutos se o fizermos à mão ou 10 minutos se tivermos uma batedeira.

Quando a massa estiver lisa e não grudar nas mãos, faça uma bola e coloque em um recipiente levemente untada com óleo. Cubra com um pano limpo e deixe a massa descansar em local morno por 2 horas ou até dobrar de volume.

cozimento dos fartons

Decorrido o tempo indicado, viramos a massa sobre a mesa de trabalho e pressionamos com os dedos enquanto a estendemos, simplesmente para desgaseificar a massa.

Pegamos porções da massa e nós formamos alguns cachos com cada um deles. Forramos o tabuleiro do forno com papel vegetal e vamos colocando os rolos. Cubra com um pano limpo e deixe dobrar de volume, cerca de 30 minutos.

nós colocamos para pré-aqueça o nosso forno a uma temperatura de 200º C e colocamos um recipiente com água quente dentro para que gere vapor.

Quando o forno já atingiu a temperatura, introduzimos o tabuleiro a meia altura e nós assamos os fartons por aproximadamente 20 minutos, ou até vermos que estão dourados por cima. Retire os fartons do forno e deixe-os arrefecer sobre uma grelha.

Preparação do esmalte

Em um recipiente, adicione o açúcar de confeiteiro e despeje a água aos poucos enquanto mistura.

o esmalte tem que ter uma textura densa mas fluida. Caso tenhamos ido longe demais com a água, basta adicionar um pouco mais de açúcar de confeiteiro.

Colocamos uma bandeja sob a grade onde estão os fartons e despejamos o glacê aos poucos sobre cada um deles.

Podemos usar novamente o esmalte que caiu na bandeja. Agora é só esperar que solidifique e podemos desfrutar de deliciosos fartons


refeições espanholas fáceis

Com o que acompanhar os fartons

Como não poderia deixar de ser, se estamos na Comunidade Valenciana, os fartons são acompanhados por uma boa horchata de chufa, que é a melhor forma de os servir.

Também é verdade que podem ser servidos com o que quisermos, por exemplo com um café com leite, uma infusão ou até um batido.

Utensílios recomendados para fazer esta receita

Embora não seja essencial fazer a massa para esses fartons, um misturador reduzirá consideravelmente o tempo de amassamento e também, sem ter que fazer nenhum tipo de esforço.

Abaixo mostro a amassadeira que uso em casa, com ela sempre me atrevo a preparar todo o tipo de receitas de pastelaria.

Misturadora Freihafen 5,5L

2.347 Opiniões

Misturadora Freihafen 5,5L

Potente motor de 1400 W, 6 velocidades ajustáveis, tigela de mistura de 5,5 L. Esta máquina Freihafen pode atender a todas as suas necessidades de cozinha. Quer se trate de uma massa de bolo aerada ou com fermento, esta batedeira pode facilmente fazer o trabalho.

Os preços dos produtos publicados foram atualizados em 07/05/2023.

Sobre o autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quase lá…

0