ensaimada maiorquina

Links patrocinados

A receita de hoje é tradicional ensaimada maiorquina, de seu nome maiorquino saim, um favorito para muitos em confeitaria. A massa é feita com farinha, entre outros ingredientes, e uma grande quantidade de banha, depois deixa-se levedar durante horas para formar este delicioso pãozinho.

Links patrocinados

Partindo do facto de a própria ensaimada maiorquina, reconhecida internacionalmente, ser feita sem recheio ou com cabelo de anjo, polvilhada com açúcar de confeiteiro por cima, podemos encontrá-la noutros locais, não suportados pela sua origem, com variantes onde são recheadas com natas, natas, chocolate e até sobrassada, sem negar que são também uma deliciosa ensaimada. Quem não viajou até a Isla Mallorca, experimentou e trouxe para casa esta iguaria?

Para quem sente saudades, na receita de hoje vamos preparar esta massa para aprender a prepará-la em casa, siga os passos que descrevemos a seguir para lhe dar esse prazer.

Receita de ensaimada maiorquina

informação da receita

  • Porções: 2 ensaimadas
  • Calorias por porção (kcal): 458
  • Tempo de preparação: 40 minutos
  • Tempo de descanso: 13 horas
  • Tempo de cozimento: 15 minutos
  • Tempo total: 13 horas e 55 minutos
  • Tipo de cozinha: Espanhol
  • Categoria: Sobremesas

Ingredientes necessários

  • 500 gr de farinha de força
  • 160 gramas de açúcar
  • 25 gr de fermento fresco ou 9 gr de fermento seco
  • 2 ovos
  • 140 ml de água
  • 250gr de banha
  • 1 pitada de sal
  • copo de açúcar

Preparação

Começamos em uma tigela pequena dissolvendo 40 ml do agua morna ou à temperatura ambiente, com o leveduradeixamos fermentar por cerca de 15 minutos.

Nós peneiramos o farinha e passamos para a tigela da batedeira. Se fizermos manualmente, teremos que gastar mais tempo amassando.

Nós adicionamos o açúcar55 gr de banha de porcoo ovos batidos, o fermento com a água, o resto do água e uma pitada de sal. Ligamos a batedeira em velocidade média e deixamos até ver que a massa desgruda das paredes, por cerca de 20 minutos.

Verificamos se a massa está elástica e brilhante, passamos sobre uma superfície untada e arredondamos um pouco, colocamos na tigela untada e cobrimos com filme plástico ou com um pano úmido. Deixamos descansar por 1 hora.

Passado o tempo, colocamos na mesa untada e amassamos para tirar o ar. Dividimos em duas partes, de forma a obtermos duas ensaimadas grandes. Abra cada uma das metades com um rolo, para que fiquem bem finas, espalhe generosamente por cima com a banha de pomada, ajudemo-nos com as mãos.

Levante cuidadosamente a massa da superfície e estique-a. Se quebrar um pouco, nada acontece. Estamos enrolando aos poucos de lado para dentro para formar um longo cacho.

Pegamos em dois tabuleiros de forno, forrados com papel vegetal e espiralizamos o rolo, deixando um dedo de separação em cada volta, para que tenha espaço na hora de crescer. Levamos ao forno desligado e tapados com um pano ou película, deixamos levedar cerca de 10 a 12 horas ou toda a noite para que cresçam lentamente.

No dia seguinte terão duplicado de volume, retiramos e pré-aquecemos o forno a 180º C com calor em cima e em baixo. Colocamos cada bandeja separadamente, com um copo d’água ou recipiente resistente ao calor, para que se crie vapor. Deixe-os por cerca de 12 a 14 minutos, até que tenham uma tonalidade dourada e retire-os, transfira-os para uma grade para esfriar completamente.

Polvilhe o açúcar de confeiteiro por cima a gosto e já podemos experimentar as nossas ensaimadas com um bom café, uma delícia!


Vista da ensaimada em Maiorca
Ensaimada maiorquina.

Truques para uma ensaimada maiorquina perfeita

Para as ensaimadas ficarem perfeitas, temos que unte-os bem com manteiga, isso ajudará a torná-los mais macios. Não encurte o tempo de descanso, pois é necessário que eles cresçam devagar para dar aquela fofura.

Com o que acompanhar a ensaimada

As ensaimadas que acompanham uma bebida como café, chávena de chocolate ou infusão, são muito boas. Você também pode recheá-los com cabelo de anjo, chocolate ou creme, colocando-os apenas no final antes de enrolá-los e fazer o cacho, depois você os assa com o recheio e também ficarão ótimos.


refeições espanholas fáceis

Sobre o autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quase lá…

0