O Dourado assado É um daqueles pratos tradicionais que podem ser feitos em qualquer dia da semana, pois é um peixe bastante acessível que pode ser facilmente encontrado em qualquer peixaria.
O que mais gosto neste tipo de receita é que apenas juntando alguns ingredientes como limão, vinho branco e pimenta, podemos saborear um delicioso prato de peixe que além de delicioso é saudável.
Receita de Dourada Assada
Ingredientes para preparar dorada assada
Com estas quantidades teremos para 2 pessoas:
- 2 douradas médias
- 3 batatas
- 2 limões
- 1 copo de vinho branco
- salsa fresca picada
- Pimenta preta da terra
- Azeite virgem extra
- Sal
Para dourar no forno vamos precisar do peixe inteiro mas limpo, por isso é melhor pedir ao peixeiro que o deixe pronto para ir ao forno.
Como fazer uma Dorada assada
- A primeira coisa que faremos é passar as douradas com papel de cozinha absorvente para retirar os possíveis restos que possam ter ficado e assim deixá-los secos.
- Tempere as douradas a nosso gosto tanto por dentro como por ambos os lados e reserve.
- Descasque as batatas e corte-as em rodelas não muito grossas, tentando deixá-las do mesmo tamanho.
- Salgue as rodelas de batata a gosto e frite-as em uma panela com óleo bem quente.
- Não há necessidade de fritá-los demais, simplesmente os teremos até ver que começam a ficar macios, pois as batatas demoram mais que o peixe para cozinhar no forno.
- Retire as batatas e deixe-as sobre papel absorvente para retirar o máximo de excesso de óleo possível.
- Unte uma assadeira larga com uma fina camada de azeite.
- Colocamos uma camada de rodelas de batata no fundo, tentando que fiquem bem distribuídas.
- Coloque as duas douradas em cima das batatas e depois regue com o sumo de um limão.
- Agora despejamos o vinho branco sobre os dourados e depois um fio de azeite.
- Corte as sobras de limão em rodelas e coloque-as em cima das douradas.
- Colocamos as douradas no forno a média altura, que deve ser pré-aquecido a 180º C com calor em cima e em baixo.
- Asse por 20-25 minutos até que o peixe esteja bem cozido por dentro, mas suculento ao mesmo tempo.
- Decorrido o tempo indicado, retiramos o prato do forno e servimos à mesa com um pouco de salsa picada por cima. Bom proveito!!

Comentários e sugestões
Para dourar no forno Por vezes acrescento também um pouco de alecrim ou tomilho, estes temperos conferem nuances aromáticas perfeitas ao peixe, dando-lhe um toque de sabor muito rico.
Se não tiver dourada para fazer esta receita, outros peixes como a pescada, o robalo ou o tamboril também podem ser preparados da mesma forma.
É importante controlar o tempo que temos peixe no fornoBem, se formos longe demais, corremos o risco de secar por dentro. Nesse caso, demorou 20 minutos porque as douradas que usei eram de tamanho médio, mas se forem maiores terão que ser guardadas por mais alguns minutos.
Para acompanhar este delicioso prato recomendo um bom vinho branco. Vinhos como Albariño, Chardonnay ou Sauvignon blanc acompanham muito bem o pargo assado.

Outras receitas de peixe que recomendo
A Pescada com Amêijoas é outro prato tradicional que adoro fazer com frequência, até porque é um tipo de peixe com muito sabor e que, só de juntar uns espargos brancos e umas ervilhas, torna-se uma verdadeira iguaria.
Quanto ao curry de salmão, posso dizer que gostei muito desde a primeira vez que experimentei. É fantástico como esse tempero combina bem com esse tipo de peixe. Com certeza irá te surpreender!!
E para terminar as recomendações de hoje, posso garantir que o atum com molho de tomate é uma das opções mais saborosas que pode encontrar. Um delicioso peixe que acompanhado de molho de tomate vira um prato daqueles “pega no pão e mexe”.