O docestambém conhecidos como “jacob sticks”, têm sua origem na França do século XIX, onde passaram a ser conhecidos como “pain à la Duchesse”, um coque fino e alongado que é feito de uma massa leve chamada massa chouxo mesmo que conhecemos para fazer os famosos profiteroles ou os ricos Lyonnais.
Esta pasta é preparada com água, manteiga, farinha, sal e ovos. Como você pode ver, seus ingredientes são poucos, mas essa pasta é muito utilizada na confeitaria, pois é utilizada tanto em sobremesas salgadas quanto doces.
Crocante na aparência após o cozimento, eclairs por dentro são macios e ocoso que permite que sejam facilmente recheados com creme ou qualquer tipo de creme, resultando em um delicioso doce.
Esses eclairs são um “vício” e tanto, e tenho certeza que você não vai resistir à tentação de comer dois, três ou até quatro de uma só vez. Você poderia comer apenas um? essa é a pergunta. Começamos com a receita e você já me conta na seção de comentários.
receita de eclair
informação da receita
- rações: 8 unidades
- Calorias por porção (kcal):262
- Tempo de preparação: 30 minutos
- tempo de cozimento: 35 minutos
- tempo total: 1 hora e 5 minutos
- tipo de cozinha: Francês
- Categoria: Sobremesas
Ingredientes necessários
- 160gr de farinha de trigo
- 100 gr de manteiga sem sal
- 125 ml de água
- 125 ml de leite integral
- 5 ovos (1 para pintar)
- 1 colher de chá de sal
Ingredientes para a cobertura
- 100 g de chocolate meio amargo
- 1 colher de chá de manteiga sem sal
Preparação
Começamos por aquecer o água Em uma panela média em fogo médio alto, adicione a colher de chá de salo manteiga corte em folhas para ajudar a derreter mais rapidamente e misture.
Nós peneiramos o farinha em uma tigela e quando a água começar a ferver, acrescente a farinha de uma só vez, mexendo sempre, desligue o fogo. Misturamos continuamente até que não haja grumos e se forme uma massa leve que se desprende das paredes.
Voltamos a panela ao fogo, deixamos e quando vemos que grudou um pouco no fundo tiramos, então vai secar.
Deixe arrefecer um pouco, entretanto bata um ovo numa tigela, junte-o à massa semi-fria, mexa com uma colher de pau ou espátula e quando estiver bem integrado junte mais um ovo batido, assim até ao terceiro ovo incluído.
Verificamos se a massa não está seca e se tem uma textura mole, caso contrário juntamos o último ovo batido. A massa tem que estar de forma que ao pegar com a colher ela não caia para baixo mas a sua textura fique macia.
Pré-aqueça o forno a 200 ºC, com calor por cima e por baixo e enquanto isso introduza a massa no saco de pasteleiro com bico estrela grande.
Forre a assadeira com papel manteiga e faça os churros com cerca de 5 cm de comprimento, deixando um espaço entre eles para que cresçam no forno e não grudem. nós vencemos um ovo e pincele delicadamente os eclairs por cima.
Quando o forno esquentar, coloque a assadeira e asse por 10 minutos. com calor apenas abaixo de 200 ºC.
Após esse tempo, cozinhamos mais 20 minutos, mas desta vez a uma temperatura de 220 ºC e com calor acima e abaixo.
Após o tempo, os eclairs devem ser levemente tostados. É hora de retirá-los, colocá-los em uma grade e deixá-los esfriar completamente.
Enquanto esfriam, colocamos uma panela com água para aquecer em fogo médio e colocamos uma tigela grande por cima, para que não toque na água.
Nós apresentamos o Fondant de chocolate corte em pedaços e manteiga, retiramos com a espátula de silicone até derreter. Esta etapa pode ser feita da mesma forma no micro-ondas, em lotes de 30 segundos.
Mexa até ficar uma mistura homogênea, deixe esfriar um pouco e depois transfira o chocolate derretido para um saco de confeitar com bico redondo.
Banhámos a superfície de cada eclair e deixamos arrefecer até o chocolate solidificar. Agora preparamos deliciosos eclairs para o café da manhã, lanche ou apenas para nos deliciar a qualquer hora do dia. Bom proveito!!

Comentários e sugestões
Ao adicionar os ovos, verificamos se a massa não clareia muito, se necessário vamos integrando o último ovo aos poucos, primeiro a gema e observe a consistência e depois a clara, evitando que clareie muito. Nesse caso, pularíamos o último ovo.
É importante que ao assá-los você faça essa diferença de temperatura, já que a temperatura máxima de 220º C é o que faz a massa crescer.
Truques para eclairs perfeitos
Às vezes essa massa, ficando úmida por dentro e tirando do forno, pode despencar. Isso porque retiramos com antecedência, você pode verificar tirando uma e abrindo por dentro para ver se está oca.
Os ovos da receita são uma aproximação, temos sempre que verificar se a nossa massa precisa deles todos. Se ao pegar a massa com a espátula ela demorar para desgrudar e cair, deixando algo grudado nela, ela estará pronta. Pelo contrário, se cair rápido, é ovo demais e se não sair, falta.
Ao fazer a massa, verifique se sua textura é chamada de “empate”, isso significa que se a pegarmos com uma colher e a deixarmos cair, ela não cai e fica pendurada.
Com o que acompanhar os eclairs
os éclairs, Eles geralmente são recheados com creme, creme ou trufa e a cobertura geralmente é açúcar de confeiteiro para o creme ou creme e chocolate fondant para a trufa.
Para rechear os eclairs, assim que tiramos do forno, cortamos ao meio com uma faca de serra e alinhamos, para que depois possam ser bem montados.
Se quiser rechear com trufas, pode seguir o processo em profiteroles recheados com natas e trufas. Lá explicamos com quais ingredientes e como são preparados. Se for fazer menos, basta reduzir pela metade o peso de cada ingrediente.
