doce de figo equatoriano

A compota de figo, também conhecida como figo passado, é uma sobremesa típica da culinária equatoriana o que é perfeito para dar aquele toque final a uma refeição em família. Seu preparo envolve cozinhar os figos em água com panela ou piloncillo e especiarias como canela e cravo, apenas até que o líquido se transforme em mel de panela.

Publicidade

O procedimento tradicional é bastante longo e pode durar cerca de 3 dias, mas com a receita que vos mostro hoje podemos ter o nosso compota de figo pronta em menos de duas horas. O truque é cortar os figos algumas vezes e cozinhá-los, trocando a água três vezes. Só tens de seguir os passos que te mostro nesta receita e desfrutarás de uma deliciosa sobremesa.

Outras sobremesas semelhantes perfeitas para os mais gulosos são as peras em vinho que publiquei no mês passado e que tanto fizeram sucesso, o ananás em cachaça envelhecida que só de pensar dá água na boca, ou os pêssegos caseiros em calda que eles certamente irão surpreendê-lo.

receita de doce de figo

informação da receita

  • Porções: 4 pessoas
  • Calorias por porção (kcal): 264
  • Tempo de preparação: 20 minutos
  • Tempo de cozimento: 1 hora e 30 minutos
  • Tempo total: 1 hora e 50 minutos
  • Tipo de cozinha: equatoriano
  • Categoria: Sobremesas

Ingredientes necessários

  • 1kg de figos
  • ½ kg de panela (piloncillo)
  • 1 pau de canela
  • 6 cravos

Preparação

Começamos por lavar os figos e depois cortamos o talo e fazemos dois cortes em forma de cruz na parte oposta, ou seja, na base de cada uma delas. Os cortes devem ser rasos, cerca de um centímetro.

Colocamos os figos em uma panela e cubra com bastante água quente. Cozinhe em fogo médio-alto e conte cerca de 5 minutos a partir de quando começar a ferver. Após esse tempo, os figos já terão começado a mudar de cor, é hora de trocar a água.

Escorra os figos e coloque-os de volta na panela, da qual teremos esvaziado toda a água. Despeje água quente limpa novamente e cozinhe por mais 5 minutos contando a partir do início da fervura e em fogo médio-alto.

Repetimos a mesma operação, ou seja, escorra e troque a água da panela novamente para água quente limpa. Esta será a última vez que trocamos a água e com isso teremos economizado quase 3 dias que o preparo tradicional leva.

Cozinhamos em fogo médio com a panela tampada e enquanto isso vamos preparando o que vai ser a panela de mel. Para isso, noutra panela deitamos meio litro de água, juntamos o pau de canela, os cravinhos e a panela previamente picada. Aqueça em fogo médio e deixe ferver por 15 minutos..

Coe o líquido e despeje em uma panela grande. Retire os figos do fogo, que estarão fervendo por 15 minutos, e escorra. Adicione os figos à panela e cozinhe em fogo médio até o líquido reduzir, transformando-se em mel de panela.

À medida que o líquido diminui, os figos vão escurecer e devemos mexer com uma colher de pau de vez em quando. Este processo pode durar cerca de uma hora e saberemos que a compota de figo está pronta quando, depois de deitar uma colherada do líquido num prato, e depois de arrefecer, tiver uma textura viscosa como o mel. Este ponto é importante porque se passarmos muito tempo, ele vai endurecer, ficando muito sólido.

Retiramos a caçarola do fogo e preparamos nosso doce de figo típico do Equador. Normalmente esta sobremesa é servida com tacos de queijo macio, embora também seja utilizada para fazer bolachas, gelados ou até cup cakes.


doce de figo
Doce de figo equatoriano.

Deixe um comentário