cuscuz de legumes

Links patrocinados

Preparação: 5 minutos
cozinhou: 20 minutos
pronto em: 25 minutos

Um dos pratos típicos da culinária árabe é o cuscuz qualquer cuscuzuma espécie de sêmola de trigo que geralmente é cozida no vapor e geralmente acompanhada de carne, legumes ou vegetais.

Links patrocinados

Desta vez, vou mostrar como o cuscuz com legumesum prato vegan muito saudável, pois contém pouca gordura e também pode ser servido quente e frio.

A sua preparação é bastante simples, pelo que não é necessário ter grandes conhecimentos de cozinha e qualquer pessoa pode prepará-la em casa. O melhor de tudo é que o resultado vai surpreender toda a família.

Receita de cuscuz de legumes

Ingredientes para fazer cuscuz com legumes ao curry

Com estas quantidades teremos para 4 pessoas:

  • 200gr de cuscuz
  • 200 ml de caldo de legumes
  • ½ pimentão vermelho
  • ½ pimenta verde
  • ½ abobrinha
  • ½ cebola
  • 1 cenoura
  • 1 colher de sopa de caril em pó
  • pimenta a gosto
  • Azeite de oliva
  • Sal

Para fazer o caldo que vamos usar nesta receita de cuscuz, recomendo seguir os passos que mostro neste link: Como preparar um caldo de legumes caseiro.

Se você não tiver tempo de fazer em casa, pode valer a pena com o que vende no supermercado ou mesmo usando tabletes de caldo concentrado.

Como preparar cuscuz de legumes

  1. A primeira coisa que devemos fazer para preparar nosso cuscuz com caldo de legumes é aquecer o caldo em uma panela em fogo médio-alto até começar a ferver.
  2. Retire do fogo e acrescente o cuscuz, tampe a panela e deixe descansar por 4-5 minutos para absorver todo o caldo.
  3. Mexa com uma colher até que o cuscuz se solte completamente e transfira para um recipiente onde vamos reservá-lo.
  4. Lave os pimentões e corte em cubos pequenos, retirando primeiro o talo, as sementes e todos os veios internos.
  5. Descasque a cebola e a cenoura e corte também em cubos pequenos.
  6. Lavamos a abobrinha e depois vamos cortar da mesma forma, assim todos os legumes ficarão mais ou menos do mesmo tamanho.
  7. Numa frigideira ou wok, salteie todos os legumes com umas duas colheres de sopa de azeite e em lume médio.
  8. Após 10-12 minutos, quando os legumes estiverem macios, adicione sal e pimenta a nosso gosto e adicione o cuscuz que reservamos.
  9. Adicione o curry em pó e refogue por aproximadamente 5 minutos, mexendo de vez em quando.
  10. Agora tudo o que resta é remover o cuscuz com legumes salteados do fogo e sirva diretamente à mesa. Bom proveito!!

cuscus de verduras procedimiento
Cuscuz com legumes.

Dicas para fazer o cuscuz perfeito

O cuscuz faz parte da cozinha tradicional berbere e nunca deve ser torrado ou pastoso, por isso um cuscuz perfeito tem que ser bem soltinho e não ter excesso de água.

O principal truque para prepare um bom cuscuz é usar a mesma quantidade de água do cuscuz, com apenas um copo dos dois ingredientes, teremos umas porções maravilhosas.

Você também pode usar cuscuz de trigo integral, sendo também um ingrediente bastante barato, já que a diferença de preço é mínima. Pode ser facilmente encontrado em supermercados ou lojas especializadas em produtos árabes.

Depois de pegar o jeito, você verá que é muito mais fácil e rápido fazer um bom prato de cuscuz do que um prato de massa. Cá em casa adoramos este tipo de prato, pois é uma opção simples que pode ser feita em qualquer ocasião, e o melhor de tudo, é bastante difundido.


refeições espanholas fáceis

Outras receitas de cuscuz que você pode gostar

O cuscuz de cordeiro é possivelmente o mais consumido nos países árabes, mas também temos outras opções como a que acabamos de ver com legumes e outras como o cuscuz com frango, um prato também bastante acessível e fácil de preparar.

Com algumas abobrinhas e alguns camarões cozidos podemos fazer um delicioso cuscuz com camarão e abobrinha, uma receita pouco conhecida mas tremendamente deliciosa e saudável ao mesmo tempo.

Sobre o autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quase lá…

0