Croquetes de pudim preto

Links patrocinados

Preparação: 15 minutos
Resfriado: 3 horas
cozinhou: 15 minutos
pronto em: 3 horas e 30 minutos

Desta vez vamos preparar alguns Croquetes de pudim preto caseiro que são de lamber os dedos. Usei morcela de Burgos porque é a que mais gosto para este tipo de receita, mas pode substituí-la pelo tipo de morcela que mais gostar.

Links patrocinados

Sem dúvida, os croquetes em geral são um dos aperitivos mais típicos e difundidos em toda a geografia espanhola. Simples de preparar e ao mesmo tempo tão humilde, cada croquete torna-se a melhor mordida que podemos levar à boca.

Os passos a seguir neste caso são muito semelhantes à preparação de outras receitas de croquetes, a única coisa que muda é o ingrediente principal, que logicamente é a morcela. Vamos começar com os ingredientes necessários e depois você verá como é fácil preparar esses deliciosos croquetes.

Receita caseira de croquetes de pudim preto

Ingredientes para fazer croquetes de morcela de Burgos

Com estas quantidades teremos para 18-20 unidades:

  • 100 gr de morcela de Burgos
  • ½ litro de leite integral frio
  • 80 gramas de manteiga
  • 70gr de farinha de trigo
  • 2 ovos
  • Pão ralado
  • Noz-moscada
  • Pimenta
  • Óleo para fritar
  • Sal

Como preparar o béchamel para os croquetes

  1. Começamos por retirar a pele do salsicha de sangue e depois esfarelamos bem e reservamos.
  2. Colocamos em fogo médio manteiga em uma frigideira de baixo perfil ou caçarola.
  3. Mexemos um pouco com algumas varas de cozinha e quando estiver fervendo e totalmente derretido, adicionamos o farinhaUm pouco de noz-moscadaoutro de pimenta chão e outro de sal.
  4. Fritamos a farinha por um minuto para tirar o sabor cru e despejamos o leite frio pouco a pouco, continuando a mexer até ficar bem diluído.
  5. Adicione a morcela desfiada que havíamos reservado e cozinhe até que, ao mexer com o batedor de arame, notemos que o béchamel engrossou bastante e parou de grudar no fundo.
  6. Retire do lume e deite a massa num tabuleiro ou prato, distribua bem pela base e deixe aquecer durante 3-4 minutos à temperatura ambiente.
  7. Cobrimos com filme transparente tentando fazer contato com a massa, assim evitaremos que entre ar e forme uma crosta.
  8. Coloque o bechamel na geladeira por pelo menos 3 horas antes de continuar com a receita. O ideal seria deixar de um dia para o outro.

Forma e massa de croquetes de morcela

  1. Após o tempo de descanso da massa, colocamos ao lume abundante óleo para fritar em fogo médio-alto.
  2. Enquanto o óleo esquenta, pegamos porções da massa com uma colher e formamos os croquetes com as mãos.
  3. Passaremos os croquetes de morcela primeiro por ovo batido e então por pão raladode forma que fiquem bem batidos.
  4. Com o óleo já quente, vamos fritando os croquetes em porções até dourar de todos os lados.
  5. À medida que os tivermos prontos, vamos retirá-los e deixá-los sobre papel de cozinha absorvente, para retirar o excesso de óleo.
  6. Repetiremos o procedimento até terminarmos com toda a massa dos croquetes e pronto, podemos saboreá-los quentinhos à mesa. Bom proveito!!

Croquetes de morcela caseira de Burgos.
Croquetes de morcela passo a passo.

Com o que acompanhar estes croquetes

Se forem servidos como aperitivo, basta colocá-los numa travessa ou prato e colocá-los à mesa sozinhos ou acompanhados dos seus molhos caseiros preferidos.

Mas também podem ser degustados com alguma guarnição para complementar e assim transformar os croquetes num prato único e espetacular. Basta servi-los com uma boa salada fresca preparada pouco antes de nos sentarmos para comer.


refeições espanholas fáceis

Processo de congelamento dos croquetes

Os croquetes podem ser congelar antes de fritarnunca faça isso depois, pois depois eles não ficarão tão ricos porque podem ser pobres e muito oleosos.

Após passá-los todos pela farinha de rosca, coloque-os separados uns dos outros em uma bandeja que caiba perfeitamente no freezer. Cubra-os com filme plástico e leve ao congelador pelo tempo necessário até que fiquem congelados.

Depois de congelados, podem ser removidos da bandeja e colocados todos juntos em um saco de alimentos que pode ser fechado novamente. Por estarem congeladas, não há mais perigo delas grudarem e, ao mesmo tempo, economizamos espaço no freezer. Resta apenas mantê-los no freezer até que os usemos.

Na hora de comer esses croquetes, não há necessidade de descongelá-los, basta aquecer bastante óleo em uma frigideira ou fritadeira e com o óleo já bem quente, frite os croquetes até dourarem de todos os lados.

Lembre-se que depois de fritá-los com o óleo, deve escorrê-los bem e deixá-los alguns minutos em papel absorvente para remover o máximo de óleo possível.

Sobre o autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quase lá…

0