croquetes de berinjela

Links patrocinados

Preparação: 30 minutos
cozinhou: 40 minutos
pronto em: 1 hora e 10 minutos

Hoje vamos preparar uma deliciosa croquetes de berinjela. Desta vez nos afastamos dos típicos croquetes de frango, vamos experimentar outras texturas e sabores que nos oferecem vegetais como a berinjela e o alho-poró.

Links patrocinados

Na verdade, os croquetes são um prato muito grato, pois costumamos colocá-los na mesa e depois de alguns minutos não sobra mais nenhum. Então vá em frente e siga as instruções que você encontrará a seguir e poderá saborear esses deliciosos croquetes de berinjela.

Receita de croquetes de berinjela

Ingredientes para fazer croquetes de berinjela caseiros

Com estas quantidades teremos para 4 pessoas:

  • 3-4 berinjelas
  • ½ litro de leite
  • 1 alho-poró
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 3 colheres de farinha de trigo
  • 1 ovo
  • Pão ralado
  • Noz-moscada
  • Pimenta
  • Azeite de oliva
  • Sal

Como fazer croquetes de berinjela

  1. Primeiro temos que descascar e cortar as beringelas em cubos de tamanho médio. Em seguida, colocamos em um recipiente e cobrimos com água. Teremos as beringelas de molho por 25 minutos. Fazemos isso para tirar o gosto amargo que costumam ter.
  2. Enquanto temos as berinjelas na água, vamos lavar e limpar o alho-poró e depois cortá-lo o mais pequeno possível.
  3. Após 25 minutos, retiramos a berinjela da água e escorremos bem.
  4. Agora aquecemos algumas colheres de sopa de azeite em uma frigideira grande em fogo médio junto com outra colher de sopa de manteiga.
  5. Adicione o alho-poró picado e refogue por 3 minutos. Depois baixamos o lume, juntamos a beringela e uma pitada de sal. Cozinhe por 15 minutos até que a berinjela esteja macia.
  6. Teremos tudo bem escaldado e é hora de colocar a farinha na panela, mexer por 2-3 minutos até a farinha ficar tostada.
  7. Depois vamos acrescentando o leite aos poucos, mexendo ao mesmo tempo para que tudo fique bem misturado. Adicione uma pitada de pimenta, outra de noz-moscada e outra de sal.
  8. Vamos deixar em fogo baixo e mexendo de vez em quando até engrossar. Saberemos que a massa está pronta quando, ao mexê-la, verificarmos que ela sai bem da panela. Então será a hora de retificar o ponto de sal se necessário e transferir nosso béchamel para um recipiente, cobrir com filme plástico e deixar esfriar em temperatura ambiente.

preparacion croquetas de berenjena
Croquetes de berinjela caseiros.

Croquetes de berinjela empanados

  1. Nesta altura, podemos escolher entre continuar a preparação para comer os croquetes acabados de fazer, ou colocar o béchamel no frigorífico e continuar mais tarde na hora de nos sentarmos à mesa.
  2. Para empanar os croquetes, temos que bater os ovos, pegar uma porção da massa, modelar em forma de croquete, passar no ovo batido e depois na farinha de rosca. Você pode fazer esse processo com o auxílio de duas colheres ou com as mãos limpas.
  3. Por fim, reservaremos os croquetes passados ​​por ovo e pão ralado até terminar toda a massa. Colocamos bastante óleo para esquentar em uma frigideira e quando estiver bem quente fritamos todos os croquetes. Vire-os para que fiquem bem dourados de todos os lados.
  4. Ao retirá-los, colocamos sobre papel de cozinha para absorver o excesso de óleo. E agora sim, servimos os nossos croquetes de beringela directamente à mesa para comê-los quentinhos. Eles com certeza desaparecem do prato muito rapidamente!

refeições espanholas fáceis

Comentários e sugestões

Se preferir, ao invés de frite os croquetes em uma frigideira, você pode fazê-lo em uma fritadeira. Basta aquecer o óleo a 180º C. e fritar por aproximadamente 3 minutos.

Recomenda-se colocar o massa para os croquetes de beringela na geladeira por 30 minutos, coberto com filme plástico e evitando a formação de bolsas de ar, assim conseguiremos que a massa fique mais grossa e fácil de trabalhar.

Outras receitas de croquetes caseiros que recomendo

Uma das receitas publicadas que a maioria dos usuários visita são os croquetes de abobrinha, por isso acho conveniente que sejam os que posso recomendar primeiro, são muito fáceis de preparar e são super saborosos.

Para as ocasiões em que fazemos um guisado caseiro e para aproveitar o caldo que sobra, recomendo os croquetes de guisado. Sempre que me atrevo a prepará-los faço mais quantidade, por isso guardo alguns no congelador para outra ocasião.

E por último, tenho de sugerir os croquetes de presunto caseiros porque são os preferidos dos meus filhos, porque às vezes é difícil para mim pôr todos os croquetes à mesa e não “perder” nenhum pelo caminho.

Sobre o autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quase lá…

0