creme de mexilhão

Links patrocinados

Preparação: 15 minutos
cozinhou: 25 minutos
pronto em: 40 minutos

O mexilhão é um ingrediente humilde mas ao mesmo tempo muito saboroso. Desta vez, vamos usá-lo para faça um delicioso creme de mexilhãoum prato perfeito como entrada numa refeição em família e que o vai surpreender pelo seu excelente sabor.

Links patrocinados

O melhor de tudo é que é muito fácil de cozinhar, então você não precisa ser um especialista na cozinha. Este creme também pode ser feito com antecedência e depois servir quando quisermos, bastará reaquecê-lo e saboreá-lo.

Se gosta de sopas de marisco, mas não quer gastar muito dinheiro a comprar os seus ingredientes, esta receita à base de mexilhão será a sua preferida. Só tem de comprar uns mexilhões de qualidade e começar a preparar este maravilhoso creme.

Receita de creme de mexilhão

Ingredientes para um creme de mexilhão

Com estas quantidades teremos para 4 pessoas:

  • 1kg de mexilhões
  • ½ litro de caldo de peixe
  • 100 ml de creme de leite ou creme de leite
  • 1 cebola
  • 1 dente de alho
  • 1 colher de sopa de molho de tomate
  • 2 colheres de farinha
  • Pimenta
  • Azeite de oliva
  • Sal

Como preparar os mexilhões para as natas

  1. Retiramos os mexilhões que vemos com a casca quebrada ou abertos. Uma boa maneira de verificar se um mexilhão aberto está vivo é batê-lo na mesa e, se fechar, ainda está vivo.
  2. Limpamos todos os mexilhões riscando com a ajuda da ponta de uma faca, retirando toda a sujidade aderida às conchas e às barbas que se projetam para o lado, estendendo-se para o lado da ponta.
  3. Quando temos todos os mexilhões limpos, colocamos em uma peneira e molhamos com a água da torneira da cozinha, mexendo com as mãos para que fiquem bem limpos. Escoamos e reservamos.
  4. Colocamos dois dedos de água em uma panela larga e aquecemos em fogo médio. Quando a água começar a ferver, adicione os mexilhões limpos e tampe.
  5. Cozinhe por 2-3 minutos até que todos os mexilhões estejam completamente abertos. Retiramos os mexilhões e deixamos arrefecer, reservamos também a água da cozedura.
  6. Separe a carne dos mexilhões, descartando as cascas e corte a carne do mexilhão finamente. Nós reservamos.

Passos para fazer o creme de mexilhão

  1. Aqueça um fio de azeite num tacho em lume médio-alto e junte os alhos e a cebola previamente picados finamente.
  2. Retiramos de vez em quando até que o alho e a cebola comecem a ganhar cor.
  3. Adicione a carne de mexilhão que havíamos reservado e cortada em pedaços, mexa um pouco para que todos os ingredientes fiquem integrados e cozinhe por alguns minutos com a caçarola tampada.
  4. Adicione a farinha e mexa até que tudo esteja bem misturado.
  5. Junte a água da cozedura do mexilhão previamente coada e mexa bem.
  6. Agora acrescente o caldo de peixe, o molho de tomate e misture tudo bem novamente.
  7. Cozinhe por 10 minutos, desta vez com a panela destampada.
  8. Passe toda a mistura pelo liquidificador e depois por uma peneira para retirar os grumos.
  9. Volte a colocar as natas na caçarola em lume médio, tempere com sal e pimenta e de seguida junte as natas da cozedura.
  10. Mexa até incorporar e cozinhe por mais 3-4 minutos. Agora temos o nosso creme de mexilhão pronto para o servir à mesa bem quentinho. Bom proveito!!

refeições espanholas fáceis

Comentários e sugestões

É muito melhor usar para fazer esta receita, alguns mexilhões frescos comprados no mesmo dia no mercado.

Se não tiver molho de tomate, pode usar tomate frito ou pode até ficar sem.

Outras deliciosas receitas de mexilhão

Uma das receitas mais fáceis e conhecidas para comer mexilhão é, sem dúvida, a preparação de mexilhão ao vapor. Um aperitivo muito simples de fazer e com o qual podemos sempre iniciar uma deliciosa refeição em família.

Um pouco mais elaborada, temos a receita dos mexilhões ao vinagrete. A única diferença em relação ao anterior é que estes são comidos completamente frios e banhados num delicioso vinagrete com cebola e pimentos. Eles são deliciosos!!

E, finalmente, com apenas alguns mexilhões, alguns dentes de alho, algumas folhas de louro e um pouco de vinho branco, podemos fazer uns saborosos mexilhões em vinho branco. Uma receita muito simples com a qual os mexilhões ficam especialmente deliciosos.

se você fizer isto creme de mexilhão em casacomente os resultados abaixo na seção de comentários, sempre gosto de saber como ficam as receitas que publico para você.

Sobre o autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quase lá…

0