Creme de alho-poró caseiro

Links patrocinados

Preparação: 5 minutos
cozinhou: 30 minutos
pronto em: 35 minutos

Hoje vamos preparar um delicioso creme de alho-poró também chamado Vichysoisseuma receita tradicional da gastronomia francesa feita com alho-poró, batata, cebola e natas ou creme de leite.

Links patrocinados

É um creme que pode ser consumido tanto no verão como no inverno, pois tem a característica de poder ser servido quente ou frio, e seguindo os passos que indico a seguir, garanto que você vai saborear um delicioso creme de alho-poró.

Receita de creme de alho-poró

Ingredientes para fazer creme de alho-poró

Com estes ingredientes teremos para 4 pessoas:

  • 350 gr de alho-poró (parte branca)
  • ½kg de batata
  • 100 gramas de cebola
  • 250 ml de creme de leite ou creme de leite
  • 250 ml de leite
  • 20 gramas de manteiga
  • Pimenta moída na hora (opcional)
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • Sal

Como preparar creme de alho-poró caseiro

  1. Nós descascamos o cebola e cortamos bem pequeno. Nós descascamos o batatas, lave-os e corte-os em pedaços médios. Nós lavamos o alho-poró e corte-os em fatias finas.
  2. Em uma panela aquecemos o azeite de oliva junto com manteiga em fogo forte.
  3. Esperamos que a manteiga derreta, juntamos a cebola picada e escaldamos alguns minutos.
  4. Quando a cebola começar a ganhar cor, junte o alho francês cortado e refogue por mais 2-3 minutos, mexendo de vez em quando.
  5. Agora adicione as batatas cortadas e despeje água para cobri-las.
  6. Cozinhe por 25-30 minutos até que as batatas estejam bem macias.
  7. nós sal e pimenta a gosto e retire do fogo para esfriar um pouco.
  8. Passamos tudo para o liquidificador até ficar bem triturado, com textura de mingau.
  9. Nós incorporamos o leite aos poucos e ao mesmo tempo continue triturando com o liquidificador.
  10. nós derramamos o creme ou creme de leite aos poucos e enquanto isso continuamos triturando com a batedeira até que esteja totalmente integrado.
  11. Agora só falta rectificar o sal se necessário e servir à mesa para saborear o nosso creme de alho francês caseiro.

Comentários e sugestões

O creme de alho-poró ou Vichysoisse Pode ser servido frio ou quente, conforme a gente gosta, por isso é uma opção muito boa para qualquer época do ano.

Ao adicionar água para o cozimento, é importante não exagerar na quantidade, pois assim pode ficar um creme muito aguado. Só temos que adicionar apenas o suficiente para cobrir os legumes.

Dependendo da potência da nossa batedeira, é possível que fiquem alguns grumos, portanto o creme pode passar pelo coador antes de servir à mesa.

Antes de servir o creme de alho-poró ou comumente chamado vichisuapodemos picar um pouco de cebolinha fresca para enfeitar por cima, ou simplesmente decorar com um raminho de salsa.

Benefícios de comer alho-poró

O alho-poró pertence à família da cebola e do alho e se caracteriza por ter um sabor levemente adocicado, por isso é muito utilizado na preparação de uma infinidade de pratos.

Na cozinha integra-se perfeitamente com qualquer ingrediente devido ao seu sabor suave. É um vegetal fácil de preparar, tanto em cozeduras longas como ensopados ou leguminosas como as lentilhas, proporcionando um toque aromático muito atrativo, como em risotos rápidos.

Entre suas propriedades nutricionais mais benéficas, destaca-se que é um bom diurético, com baixo teor de sódio, nos ajuda como um purificador para combater nossas articulações inflamadas. Também é rico em fibras, facilitando o trânsito intestinal.


refeições espanholas fáceis

Outras receitas de natas caseiras que deve experimentar

Como adoro legumes, uma boa forma de os introduzir na ementa é fazendo todo o tipo de sopas e cremes. Um dos meus preferidos é o creme de berinjela light, uma boa opção como entrada para um almoço ou jantar em qualquer dia da semana.

Em casa também gostamos muito do creme de galinha caseiro, cujo preparo é muito parecido com a canja de galinha, mas usando menos água. Ao experimentar o seu delicioso sabor e a sua textura suave, com certeza irá incluí-lo no seu livro de receitas.

E por último, entre as minhas recomendações está o creme de ervilhas, que é preparado com ervilhas, caldo de legumes caseiro e natas líquidas ou de leite para lhe dar uma textura bem suave.

Sobre o autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quase lá…

0