Hoje vamos preparar uma deliciosa creme bomboloni e é justamente de sua aparência que vem seu nome. Em forma de grandes bombas, consistem em uma massa frita recheada com creme. São muito parecidos com os tradicionais e conhecidos berlinenses ou donuts.
De origem italiana, podemos encontrá-los em pastelarias com diversos recheios, creme como neste caso, também chocolate ou mesmo compota.
Se é viciado em donuts, este doce será mais um dos seus preferidos, cada garfada é uma delícia. Textura macia e doçura exterior, o que mais se espera de um pãozinho tão tentador!
Caso se atreva e se apaixone por este tipo de receita, deixo-lhe várias opções para experimentar: rosquinhas de chocolate, pode fazer em casa banhadas em chocolate, uma delícia!, ainda mais sabendo que pode fazê-las durante toda a semana . Rosquinhas recheadas com geléia são super fáceis de fazer e ficam sempre deliciosas. Com os berlinenses, você terá maravilhosos pães doces com miolo macio e fofo, especialmente adequados para rechear com geléia ou creme de confeiteiro.
informação da receita
- Porções: 12 porções
- Calorias por porção (kcal): 370
- Tempo de preparação: 25 minutos
- Tempo de descanso: 3 horas e 45 minutos
- Tempo de cozimento: 15 minutos
- Tempo total: 4 horas e 25 minutos
- Tipo de cozinha: italiano
- Categoria: pães
Ingredientes necessários
- 300 gr de farinha de força
- 175 farinha de trigo
- 265 ml de leite integral
- 1 ovo
- 25 gr de fermento fresco ou 7 gr de fermento seco
- 50 gramas de açúcar branco
- 20 gr de fécula de batata
- 50ml de óleo vegetal
- 1 colher de chá de raspas de limão
- 1 colher de chá de raspas de laranja
- 1 colher de chá de extrato de baunilha
- ½ colher de chá de sal
- 1 litro de óleo para fritar
Preparação
nós preenchemos uma tigela grande com leite morno, adicionamos o açúcar e o fermento, amassamos se usarmos o fresco, se usarmos o seco, adicionamos direto. Mexa para dissolver bem e cubra o fermento com um pano, para que borbulhe em local aquecido como forno desligado.
Noutro tigela colocamos as farinhas peneiradasadicione a fécula de batata, o sal e mexa.
Destacamos o fermento que já estará ativo e adicionamos o ovo, milho ou óleo de girassol, conforme preferirmos. Rale o limão e a laranja e adicioná-lo à mistura. Adicione a essência de baunilha e mexa bem.
Agora adicione metade da farinha e misture até que os caroços se dissolvam. Continuamos adicionando o restante da farinha e misturamos novamente até obter uma massa mais compacta.
colocamos um pouco farinha na mesa e trabalhamos a massa, enrolamos com movimentos para dentro, até que a massa fique maleável. Unte a tigela com um pouco de óleo e depois de dar a massa uma forma de bola, deixe-a dentro. Colocamos algumas gotas de óleo na massa também e espalhamos sobre a superfície, para que não forme uma crosta depois.
Cobrimos com filme e um pano e deixamos descansar por 3 horas no forno desligado ou em local aquecido.
Decorrido o tempo, retiramos a massa que terá crescido e passamos para a nossa superfície de trabalho previamente polvilhada com um pouco de farinha. Desgaseificamos com os dedos e fazemos várias dobras primeiro na vertical e depois sobre si mesma na outra direção.
O esticar com a ajuda de um rolo e dar-lhe uma espessura de cerca de 2 cm. Corte a massa com a ajuda de um cortador ou um copo de cerca de 8 a 10 cm de diâmetro.
Passamos cada porção em papel manteiga cortado individualmente e deixamos crescer novamente em uma bandeja, cobrimos com filme e pano por mais 45 minutos.
Aquecemos bastante óleo Em uma frigideira grande em fogo médio-alto, quando o óleo estiver bem quente, frite o bomboloni por várias fornadas. Vamos virar para que fiquem douradinhos do outro lado e quando estiverem dourados dos dois lados, retiramos e deixamos sobre uma fonte com papel absorvente de cozinha, para eliminar o excesso de óleo ou sobre uma grade.
Colocamos um prato fundo com açúcar e cobrimos cada um de todos os lados, depois reservamos enquanto fazemos o creme de confeiteiro caseiro que transferimos para um saco de confeitar descartável com bico.
Apresentamos o bocal acima de cada bomboloni e recheamos cada um com a quantidade desejada, e os treinamos prontos para experimentar e aproveitar cada garfada!.

Dicas para fazer o bomboloni cremoso perfeito
Como sempre, recomendamos o quanto é importante respeitar o tempo de amassamento e descanso, pois é um dos fatores que vai ajudar o bomboloni a ficar bem macio e fofinho. Se não quiser banhá-los com açúcar, pode simplesmente regar com um pouco de mel, acompanhar com gelado é opcional, embora combiná-los ajude a realçar o seu sabor.
Resumo da receita fácil
- Misture o leite morno com o açúcar e o fermento em um recipiente. Cubra com uma toalha de cozinha limpa.
- Misture as farinhas peneiradas, a fécula de batata e o sal em outro recipiente.
- Retire o pano do fermento e acrescente o ovo, o óleo de milho, as raspas de limão, as raspas de laranja e a essência de baunilha.
- Adicione metade das farinhas e misture até que não haja grumos.
- Continue adicionando o restante das farinhas e misture até obter uma massa compacta.
- Trabalhe a massa em uma superfície lisa e levemente enfarinhada.
- Forme uma bola e coloque em uma tigela levemente untada.
- Cubra com filme plástico e deixe descansar por 3 horas.
- Abra a massa com um rolo até ficar com dois centímetros de espessura.
- Corte a massa em porções redondas de cerca de 8 cm de diâmetro.
- Coloque os discos em papel manteiga recortado e cubra com um pano limpo por 45 min.
- Frite o bomboloni em óleo bem quente até dourar dos dois lados.
- Retire e deixe sobre papel absorvente.
- Passe cada um pelo açúcar cobrindo-os dos dois lados.
- Recheie-os com o creme com a ajuda de um saco de confeitar.