A carne de cordeiro é considerada uma iguaria muito popular em diversas partes do mundo, como na culinária mediterrânea, indiana ou árabe. Na Patagônia argentina e no Uruguai é tradicional o cordeiro assado no espeto e no México costuma-se comê-lo na brasa.
Desta vez, proponho-lhe alguns costeletas de borrego estufadas em molho de tomate, que são facilmente preparados, em pouco tempo e cujos resultados são deliciosos. Um prato que, como eu digo… de “pegar no pão e mergulhá-lo”.
Costeletas de borrego em receita de molho de tomate
Ingredientes para fazer costeletas de cordeiro com tomate
Com estas quantidades teremos para 4 pessoas:
- 1½ kg de costeletas de borrego
- 1kg de tomates maduros
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 1 colher de salsa picada
- 1 folha de louro
- Pimenta preta da terra
- Azeite de oliva
- Sal
Preparação das costeletas com tomate
- Em uma caçarola grande e de fundo baixo, aqueça algumas colheres de sopa de azeite de oliva em fogo médio-alto.
- Nós temperamos o chuletas de cordeiro e quando o óleo esquenta, fritamos alguns minutos de cada lado.
- Retire as costeletas da caçarola e reserve em um prato.
- Abaixe o fogo para intensidade média e, no mesmo óleo, frite os cebola e os dentes de alhoambos previamente picados.
- Nós incorporamos o tomatesque devem ser descascados e cortados em pedaços pequenos.
- Nós adicionamos o folha de louroele salsa picadaUm pouco de sal e cozinhe por 20 minutos, mexendo de vez em quando.
- Passado o tempo indicado, pode-se retirar a folha de louro e passar o restante pelo liquidificador até obter um molho de tomate homogêneo e depois devolvê-lo à caçarola ou, como neste caso, deixar como está e continuar com o próximo passo. .
- Retificamos o sal do molho se necessário e voltamos a introduzir as costeletas de borrego, distribuindo-as pelo fundo da caçarola, juntamente com os eventuais sucos que tenham ficado no prato.
- Cozinhamos mais 5 minutos e já temos as costeletas de borrego com molho de tomate prontas, agora temos de as servir de imediato para as comermos quentinhas. Bom proveito!!

Com o que acompanhar estas costeletas
Para acompanhar este prato de costeletas de borrego e desfrutar de uma ementa bastante completa, recomendo que enquanto coze o molho de tomate prepare uma salada de batata e assim tenha tudo pronto ao mesmo tempo para levar para a mesa.
Claro que não pode faltar umas fatias de pão caseiro e se quiser uma boa harmonização, um vinho tinto da Rioja, de preferência crianza ou reserva é o ideal. Com tudo isso, a comida de hoje certamente se tornará algo muito especial.
