Como dourar a manteiga

Links patrocinados

Aprender a dourar a manteiga será sua arma secreta na cozinha! Feito facilmente no fogão, a manteiga derrete lentamente e libera um sabor torrado de nozes que realça qualquer receita doce ou salgada.

A manteiga marrom é um ingrediente mágico em muitas receitas deliciosas. Esse bolo de manteiga é a primeira receita que eu recomendo fazer! Eu absolutamente AMO assar com manteiga marrom e usá-la em coberturas. Também fica incrível em pratos salgados como este frito nhoque ou estes assados cenouras. Mal posso esperar para você experimentá-los!

O que é manteiga marrom?

Links patrocinados

A manteiga marrom é a manteiga comum que foi lentamente derretida e dourada no fogão. Cozinhar a manteiga um pouco além do ponto de fusão torra os sólidos do leite na manteiga. A caramelizarão da manteiga cria um sabor aromático de noz que é perfeito para molhos, assados, refogados e muito mais!

Adoro aprender a fazer ingredientes básicos e receitas na cozinha. Aprender a dourar a manteiga estava no topo da minha lista porque sei que é uma obrigação para criar receitas incrivelmente deliciosas. Algumas outras receitas práticas que são úteis na cozinha seriam como fazer Soro de leite coalhado e ovos mexidos. E para se divertir, aprendendo a fazer os mais incríveis bife conquistaria todos os seus entes queridos!

O que você precisa para manteiga marrom?

Dourar a manteiga leva apenas um ingrediente… manteiga. Parece fácil demais para ser verdade. Tudo que você precisa é de manteiga sem sal, uma frigideira, e uma colher de pau, espátula de borracha ou batedor. Certifique-se de obter manteiga sem sal, pois isso afetará o sabor e o resultado. Eu explico tudo nas dicas abaixo!

  • Manteiga Sem Sal: Use manteiga de boa qualidade. Usei 1 xícara de manteiga sem sal nesta receita, mas você pode usar a quantidade que desejar. Apenas lembre-se de que menos manteiga dourará mais rapidamente e mais manteiga levará mais tempo.

Como fazer manteiga marrom?

Dourar a manteiga é muito fácil e eu oriento você em todas as etapas! Não se deixe intimidar por isso, porque depois de fazê-lo, você verá como é simples. Você só precisa ter paciência enquanto derrete e saber que VAI começar a dourar. E quando isso acontecer, você estará no caminho certo para assar e cozinhar mais incríveis da sua vida!

  1. Coloque a manteiga em uma panela de tamanho médio e aqueça em fogo médio até derreter.
  2. À medida que a manteiga derreter, ela começará a formar espuma. Aumente o fogo um pouco acima do médio e continue a cozinhar, mexendo sempre enquanto estala e chia.
  3. Quando o estouro diminuir, a manteiga começará a dourar e terá um aroma de noz (cerca de 6 a 8 minutos). Retire do fogo e despeje em uma tigela pequena resistente ao calor. Deixe esfriar por 10-15 minutos.
  4. Dependendo de como você planeja usar a manteiga, ela está pronta para uso imediato ou você pode deixar esfriar completamente e guardar na geladeira por até 5 dias.

Pontas

Aqui estão minhas dicas e truques sobre como dourar a manteiga. Leia todas as minhas dicas antes de começar, porque será MUITO útil. Depois de dourar a manteiga, você se tornará um profissional. E depois de usá-lo em suas receitas, você desejará usar manteiga marrom o tempo todo.

  • Use manteiga sem sal: Ao usar manteiga com sal, a quantidade de água e sal na manteiga varia de marca para marca. O sal acaba concentrado nos sólidos dourados do leite, o que pode prejudicar o sabor. Para evitar isso, use manteiga sem sal e adicione sal a gosto.
  • Ser paciente: A manteiga demora um pouco para dourar, mas quando está pronta para dourar é rápido.
  • Assista de perto: Fique de olho na manteiga, mesmo que ache que não está fazendo nada.
  • Temperatura: Eu gosto de dourar o butte baixo e devagar. Se você achar que a manteiga está demorando mais de 10 minutos para dourar, é provável que a temperatura do fogo esteja muito baixa. Tente aumentar o fogo apenas um pouco e veja se a manteiga doura mais rápido. Observe-o de perto.

Armazenando Manteiga Dourada

Depois de derretida, a manteiga solidificará quando voltar à temperatura ambiente. Armazenar a manteiga dourada é fácil e pode ser reutilizada em muitas receitas. Siga minhas instruções abaixo para armazenar e reutilizar as sobras.

  • Na geladeira: Guarde na geladeira em pote fechado por até 5 dias.
  • No Congelador: Guarde no freezer em um recipiente fechado por até 3 meses. Você pode derramar a manteiga dourada em uma bandeja de cubos de gelo e congelar. Depois de congelado, retire e coloque em um saco ziplock para freezer. Dessa forma, você pode retirar um ou dois cubos e adicioná-los facilmente a um molho, sopa ou sobremesa para dar um sabor extra.
  • Para reutilizar: Preaqueça no micro-ondas ou no fogão em temperatura baixa até derreter.


  • Coloque a manteiga em uma panela de tamanho médio e aqueça em fogo médio até derreter.
  • Depois de derretido, aumente o fogo um pouco acima do médio e continue a cozinhar, mexendo sempre enquanto estoura e chia.
  • Quando o estouro diminuir e a manteiga começar a ficar marrom e perfumada (cerca de 6 a 8 minutos), retire do fogo e despeje em uma tigela pequena à prova de calor. Deixe esfriar por 10-15 minutos.
  • Dependendo de como você planeja usar a manteiga, ela está pronta para uso imediato ou você pode deixar esfriar completamente e guardar na geladeira por até 5 dias.

Sobre o autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quase lá…

0