Se gosta de sobremesas suaves, esta receita é perfeita para si. clafoutis de pêssego. Este é o termo francês para esta típica torta, originalmente feita com cerejas. Mas quando não é a época do ano para esta fruta, geralmente é feita com outras como peras, maçãs, damascos ou, como neste caso, com pêssegos.
É preparado com uma massa leve que talha quando cozinhada, aumentando o seu tamanho e revelando o seu interior. É comido quente, pois seu sabor é mais intenso e suculento. Além disso, este tipo de pudim tende a descer quando esfria, por isso, para apreciar sua aparência, é melhor comê-lo quando o tiramos do forno.
Receita de clafoutis de pêssego
informação da receita
- Porções: 4 pessoas
- Calorias por porção (kcal): 395
- Tempo de preparação: 15 minutos
- Tempo de descanso: 30 minutos
- Tempo de cozimento: 25 minutos
- Tempo total: 1 hora e 10 minutos
- Tipo de cozinha: Francês
- Categoria: Sobremesas
Ingredientes necessários
- 50gr de farinha de trigo
- 45 gramas de manteiga
- 1 ovo
- 1 gema
- Raspas de meio limão
- 1 colher de chá de extrato de baunilha
- 75 ml de água
- 75ml de leite
- 400 gr de pêssego em calda
- 30 gramas de açúcar branco
- copo de açúcar
Preparação
Começamos por derreter 25 gr de manteiga no microondas, usamos o resto da manteiga para unte dentro de 4 ramequins ou tigelas individuais para assar, depois de bem espalhados, reservamos.
Transfira a farinha peneirada para uma tigela, acrescente também a casca ralada de meio limão, o açúcar e misture. Adicione a manteiga derretida, um ovo inteiro e a gema, misture com um remo.
Você Agora adicione a essência de baunilha e para que dê liga, juntamos o leite e a água. Batemos tudo até ficar integrado, podemos servir-nos de umas varetas eléctricas e depois deixamos repousar 30 minutos.
Pegamos os pêssegos, escoamos a calda e cortamos em quartos, distribuímos pelos quatro ramequins. Passamos para o tabuleiro do forno pré-aquecido a 190º C com aquecimento para cima e para baixo e o asse por 5 minutos.
Assim que tiramos do forno, recheamos com a massa até a borda, isso fará com que a manteiga no recipiente salte um pouco, resultando em um sabor doce de caramelo.
Voltamos a colocá-los no forno durante 25 minutos e quando vemos que crescem e ficam dourados, retiramo-los e polvilhe açúcar de confeiteiro por cima para saborear e pronto para servir aquela gostosa, a casa toda com um cheirinho delicioso!

Utensílios recomendados para fazer esta receita
Os ramequins que usei são de 9 x 9 x 5 cm, com capacidade para 150 ml. Você pode encontrá-los neste link:
IBILI 230010 – Conjunto 4 Moldes Ramequins 9 Cms
- Conjunto de 4 moldes de ramequim de cerâmica 9 x 9 x 5 cm
- Forno/microondas/serviço de mesa seguro.
- Temperatura máxima: +250ºC.
- Melhor cozimento dos alimentos. Não arranha. Fácil de lavar.
- Ideal para preparar e servir todo o tipo de sobremesas individuais (creme catalão, soufflé, crème brûlée…), tapas, molhos e muito mais!
Se não os tiver pode usar caçarolas de alumínio para fazer pudins ou recipientes descartáveis.
Outras receitas com pêssego que você pode gostar
A torta de pêssego exige pouco tempo na cozinha para que seu resultado seja excelente, não precisa de forno e sua textura é bem macia, recomendo!
Sobremesa de bolachas Maria com fruta, uma deliciosa sobremesa para servir no final de uma refeição em família, esta é a receita que procura para aproveitar as frutas da época.
Sorvete de pêssego é uma das minhas receitas favoritas de sorvete caseiro, já que o sabor do pêssego dá a doçura na medida certa sem ser muito enjoativo.
Os preços dos produtos publicados foram atualizados em 05/06/2023.