Chucrute

Links patrocinados

Chucrute é um preparação culinária proveniente de algumas gastronomias centro-europeias como Alemanha, Áustria, Suíça ou Hungria. Consiste na fermentação de repolho ou folhas de repolho finamente cortadas com sal marinho para formar uma salmoura natural com os sucos gerados pelo próprio vegetal.

Links patrocinados

Como resultado obtemos um vegetal fiado de Textura úmida com sabor azedoo que o torna perfeito para acompanhar carnes assadas, como o joelho de porco assado, embora seja verdade que também pode ser usado para enriquecer receitas de saladas, sopas e cremes.

Embora o processo de preparação seja bastante simples, a verdade é que é preciso um pouco de paciência, pois o processo de lactofermentação Demora pelo menos algumas semanas.

Receita alemã de chucrute

informação da receita

  • Quantia: 800 gramas
  • Calorias por porção (kcal): 56
  • Tempo de preparação: 15 minutos
  • Tempo de descanso: 6 horas
  • Tempo de fermentação: 2 semanas
  • Tempo total: 2 semanas, 6 horas e 15 minutos
  • Tipo de cozinha: alemão
  • Categoria: Vegetais

Ingredientes necessários

  • 1 repolho grande
  • 28 gr de sal grosso
  • Água fervida

Preparação

A primeira coisa que devemos fazer é limpe bem o repolho, descartando as folhas externas que podem estar feias e retiramos a parte do tronco. Corte o restante em tiras finas com a ajuda de uma faca ou mandolina se tivermos.

A quantidade de sal que vamos usar nesta receita vai depender do peso do repolho já limpo e cortado, que deverá ser convertido em gramas e calcular dois por cento dessa quantidade, ou seja, gramas de repolho multiplicados por 2 e divididos por 100. O resultado será a quantidade de sal em gramas. Neste caso sobraram 1400 gramas de repolho, o que equivale a 28 gramas de sal.

Colocamos as tiras de repolho em um recipiente, adicione sal grosso e com as mãos misturamos tudo bem para que o sal chegue a todos os lugares. Cobrimos o recipiente com um pano e deixamos repousar 6 horas para que o sal faça a couve libertar os seus sucos.

Normalmente, após esse tempo a couve fica coberta de líquido, mas isso pode variar consoante o tipo de couve que utilizamos. Se ainda não estiver coberto com os próprios sucos, adicionaremos a quantidade de água necessária para isso, que deve ser previamente fervida e completamente resfriada antes de adicioná-la.

Colocamos algum elemento (um prato, um almofariz…) para exercer algum peso sobre o repolho para garantir que ele permaneça completamente submerso no líquido e cubra o recipiente com uma toalha de cozinha limpa.

agora só resta deixe fermentar por pelo menos duas semanas algures fresco e seco com uma temperatura entre os 18ºC e os 20ºC. Com o passar dos dias, o repolho ficará macio e seu sabor tende a ser azedo.

Após duas semanas de fermentação, o repolho já pode ser consumido sem nenhum problema. Para manter o chucrute em perfeitas condições, colocamos o repolho em potes de vidro esterilizados com fechamento hermético e guardamos na geladeira. Consumir na conveniência de preferência dentro de 3 meses.


tigela com chucrute
Chucrute.

Sobre o autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quase lá…

0