A Castella também conhecida como kasutera, é a bolo de esponja japonês por excelencia. Na sua preparação são utilizados ingredientes como a farinha, o açúcar, os ovos e o mel, sendo comum encontrá-la como comida de rua nas festas que se celebram por todo o país.
Tal como a história nos conta, este pão-de-ló foi trazido para o Japão pelos portugueses no século XVI e o seu nome deriva do português pão de Castela, que em castelhano significa pão de Castela.
Na gastronomia japonesa existem outros tipos de bolos que valem a pena experimentar, como o soufflé pancakes, que são panquecas especiais para o café da manhã, o shokupan, que seria o pão de leite japonês, ou os dorayakis feitos com biscoitos.
receita de bolo Castela
informação da receita
- Porções: 4 pessoas
- Calorias por porção (kcal): 278
- Tempo de preparação: 15 minutos
- Tempo de cozimento: 40 minutos
- Tempo total: 55 minutos
- Tipo de cozinha: japonês
- Categoria: bolos de copo
Ingredientes necessários
- 60 gr de farinha de trigo para panificação
- 3 ovos
- 60 gr de açúcar de confeiteiro
- 2 colheres de mel
- 4 colheres de leite integral
Como fazer o bolo Castella
começamos por pré-aqueça o nosso forno a uma temperatura de 160º C e colocamos uma grade na parte inferior dela. Enquanto o forno atinge a temperatura, continuaremos com a receita.
Unte uma forma retangular com cerca de 20 cm de comprimento por 12 cm de largura e cerca de 5 cm de altura. Em seguida, forramos completamente o molde por dentro com papel manteiga.
Quebre os ovos e separe as claras das gemas. Coloque as claras em uma tigela e comece a montá-las. levemente com a ajuda de algumas varas de cozinha. Quando começarem a espumar, adicione o açúcar de confeiteiro aos poucos, continuando a bater em velocidade moderada.
Quando o açúcar estiver completamente integrado, montamos as claras até formar picos consistentes e não deformar. É o hora de adicionar as gemas uma a uma enquanto vamos girando as hastes na mesma direção, até que estejam completamente integradas.
Adicione o mel e incorpore, mexendo delicadamente e sempre no mesmo sentido, isso é importante para que o bolo fique bem fofinho. Despeje o leite sobre a mistura e integre com movimentos envolventes e suaves de dentro para fora com o auxílio de uma espátula de cozinha.
Chegados a este ponto, batemos a tigela no balcão 3 ou 4 vezes, com isso evitaremos que algumas bolhas possam ter ficado dentro. Em seguida, deixe a mistura descansar por um minuto. Repetiremos esta operação mais duas vezes, deixando um minuto de descanso entre elas.
Agora sim, despeje a mistura no molde que havíamos preparado e asse a 160º C por aproximadamente 40 minutos, ou até que um palito inserido saia limpo.
Retire o bolo Castella do forno e para evitar que esvazie, bata algumas vezes com a forma em uma tábua de madeira e depois vire por 30 segundos, evitando que a superfície enrugue.
Vamos colocar o molde certo de volta e Deixe esfriar sobre uma gradinha sem retirar o bolo até esfriar completamente. Agora podemos experimentar o nosso bolo Castella. Bom proveito!!
