Outono chegado, as ruas já cheiram a castanhas assadasuna de las predilecciones que como comer pipas, se convierte en un vicio o ritual donde a muchos nos apetece y más en esta estación, tomarlas en un cucurucho, con la llegada del frío y dando un paseo, es algo a lo que siempre decimos que sim!.
São típicas as festas onde em regiões como a Galiza, a Cantábria ou as Astúrias se apanham as castanhas, depois assadas em grandes fogueiras e assim se celebra a chamada festa do Magosto.
Se quisermos apreciá-los, só temos que compre-os na loja de frutas secas ou no supermercado, já que é uma estação em que são encontrados com frequência. São muito fáceis de preparar, há quem os faça no microondas, mas eu prefiro obter aquele sabor tostado que tanto gostamos, assando-os numa frigideira de inox de 26 cm de diâmetro com furos perfurados, são os tradicionais que são usados para fazê-los.
Existem também outras panelas que podes aproveitar para reutilizar noutras loiças e que são de ferro fundido, são usadas no fogão ou no próprio forno e tens sempre de as manusear com luvas, a sua principal característica é que eles mantêm o calor por mais tempo. Com qualquer método ou panela, a maneira de fazê-los é a mesma.
Aproveite as vantagens deste fruto seco, rico em ácido fólico e minerais como ferro, magnésio e cálcio, um bom aliado para a nossa saúde.
Receita de castanhas assadas
informação da receita
- Porções: 1 quilo
- Calorias por porção (kcal): 190
- Tempo de preparação: 5 minutos
- Tempo de cozimento: 30 minutos
- Tempo total: 35 minutos
- Tipo de cozinha: Espanhol
- Categoria: Frutos secos
Ingredientes necessários
- 1kg de castanhas
Preparação
Escolhemos castanhas com bom aspecto, grandes, que não estejam amassadas nem mofadas, depois lavamos na torneira e secamos com um pano limpo.
Nós fazemos um corte profundo com uma faca na pele dura e que atinge o interior. Ao cortá-los, nós os deixamos sobre a panela descansando no corte. nós colocamos o fogo médio e deixamos cobertos com uma tampa com saída de ar por cerca de 20 a 25 minutos.
De vez em quando retiramos com uma espátula de cozinha e voltamos a cobri-los até vê-los tostados por fora. Depois retiramos e deixamos esfriar porque estarão muito quentes para tirar a pele e comer.
Se nós fizermos no forno, devemos pré-aquecê-lo a 200º C, com aquecimento para cima e para baixo ou ventilador, 10 minutos antes. Depois colocamos no mesmo tabuleiro no forno ou num tabuleiro próprio para forno, apoiando sobre o corte. Depois de 25 ou 30 minutos podemos retirá-los, deixá-los esfriar e beber um pouco quente sem se queimar, não sobrará nenhum com certeza!

Dicas para fazer castanhas assadas
É importante quando compramos castanhas, que observemos bem o seu aspecto, pois depois de assadas descobrimos que têm insectos, bolor ou estão velhas, é algo que nos desanima.
Por isso pegue o tem uma cor brilhante, sem solavancos ou buracos. Aperte-os se tiver oportunidade, para verificar se não são ocos e se têm peso. Escolher os corretos será o melhor para conseguir um bom resultado e que você possa aproveitá-los.
Ele hora de assar as castanhas varia de acordo com o tipo de castanha que compramos, devido ao seu tamanho, será maior ou menor. Mantenha-os em um recipiente aberto sobre jornal até que estejam cozidos e no máximo 3 dias após a compra.