Cassoulet é um ensopado francês de feijão branco com vários tipos de carne e enchidos que é muito rico, mas nada leve. Como costuma acontecer com grande parte das receitas ditas “tradicionais”, a preparação em cada casa é diferente quanto aos seus ingredientes e modo de preparo, sempre dependendo da região e dos gostos de cada família.
Embora existam inúmeras versões, a mais popular é a do Cassoulet de Castelnaudaryum prato de sabor intenso com feijões super macios e carnes que praticamente derretem na boca, com um toque de forno no final para conseguir uma deliciosa casquinha gratinada.
Como a história nos conta, o primeiro cozido com essas características foi feito na Guerra dos Cem Anos, quando a região de Castelnaudary foi sitiada pelas tropas inglesas. Os habitantes famintos cozinhavam feijão com carne de porco, restos de toucinho e as aves que caçavam.
Com o passar do tempo, a fava foi trocada por feijão e hoje se tornou um prato maravilhoso que os franceses costumam comer em ocasiões especiais, como reuniões de família.
No caso deste ensopado, a receita original é feito por cozimento lento que dura várias horas, em que é necessário usar uma panela de barro e depois ligar o forno para gratinar, mas hoje vou mostrar como você pode preparar um maravilhoso cassoulet na panela de pressãoeconomizando um tempo considerável na cozinha e também nos oferecendo um resultado delicioso.
Receita de Cassoulet Francês
informação da receita
- rações: 6 pessoas
- Calorias por porção (kcal):335
- Tempo de preparação: 10 minutos
- tempo de cozimento: 35 minutos
- tempo total: 45 minutos
- tipo de cozinha: Francês
- Categoria: Leguminosas
Ingredientes necessários
- ½kg de feijão branco
- 400 gr de confit de pato
- 250 gr de barriga de porco fatiada
- 300 gr de salsichas frescas
- 2 cebolas
- 1 cenoura
- 5 dentes de alho
- 1 colher de sopa de tomate concentrado
- Pimenta preta
- Azeite de oliva
- Sal
Preparação
A noite passada Colocamos o feijão de molho com bastante água que os cubra pelo menos 4 dedos acima.
No dia seguinte, escoamos o feijão e colocamos na panela de pressão junto com as cebolas previamente descascadas e inteiras, a cenoura descascada e cortada em rodelas, o toucinho, os dentes de alho descascados e inteiros, 2,5 litros de água e tempere a gosto .
Fechamos o pote e Aqueça em fogo médio até começar a sair vapor através da válvula de pressão. Contamos 25 minutos e retiramos do fogo, deixando a panela liberar toda a pressão antes de abri-la.
Adicione o confit de pato, as salsichas frescas e o tomate concentrado. Fechamos a panela de pressão novamente e quando a válvula é levantada, contamos mais 10 minutos em fogo médio.
Retire a panela do fogo nós deixamos a pressão e abrimos Retificamos o ponto de sal se necessário e já temos o nosso cassoulet pronto a servir à mesa. Bom proveito!!

Comentários e sugestões
Outras carnes como o lombo de porco, a costelinha de borrego, a vitela ou mesmo os peitos de frango ou de peru podem ser adicionados a este guisado, sendo uma simples questão de gosto.
Caso o refogado tenha ficado muito aguado, basta amassar alguns feijões com um pouco de caldo e incorporar novamente, mexendo um pouco.
Na França, o cassoulet é sempre servido em panelas de barro individuais, referindo-se a um ensopado que é tradicionalmente cozido em grandes panelas de barro.