Diz-se que o carne com tomate É um prato típico da Andaluzia, mas embora seja verdade, já comi em diferentes partes do mundo e o preparo não varia tanto um do outro, afinal, nada mais são do que pedaços de carne estufada em molho de tomate , mas sim, é para lamber os dedos.
Como você verá a seguir, essa receita não tem mistério e com certeza a única coisa que você vai precisar comprar é o ingrediente principal, que é a carne, pois você já terá o restante dos ingredientes em casa.
Receita de carne com tomate
Ingredientes para fazer carne com tomate
Com estas quantidades teremos para 4 pessoas:
- 1kg de carne bovina em cubos
- 2 cebolas
- 2 dentes de alho
- ½ pimenta verde
- ½ pimentão vermelho
- 2 folhas de louro
- 500 gr de tomate triturado
- 50 ml de vinho branco
- 100 ml de água
- Pimenta
- Azeite de oliva
- Sal
Como preparar carne estufada com tomate
- Aquecemos algumas colheres de sopa de azeite de oliva numa caçarola e quando já está quente juntamos os tacos de carne de vitela.
- Fritamos por 6-8 minutos em fogo médio-alto até que a carne comece a dourar. Retire a carne e reserve em um prato.
- Na mesma caçarola e com o mesmo óleo, abaixe o fogo para médio e frite os cebola e os dentes de alhotudo bem picadinho e por 5 minutos até ficarem macios.
- Nós incorporamos o pimentão verde e ele pimento vermelho corte em pedaços pequenos e refogue tudo junto por mais 10 minutos.
- nós derramamos o vinho branco e deixe por 3-4 minutos para o álcool evaporar.
- A seguir, adicionamos a carne que reservamos, o tomate trituradoas Folhas de laurel e ele água.
- Cozinhe por aproximadamente 40 minutos com a caçarola tampada e em fogo baixo, observando de vez em quando e se percebermos que acaba o líquido, acrescente um pouco mais de água quente.
- Decorrido o tempo indicado, a carne já deve estar tenra, por isso juntamos sal e pimenta a nosso gosto e deixamos ferver mais 5 minutos.
- Retire do lume e temos já a nossa carne com tomate para servir directamente à mesa. Bom proveito!!

Comentários e sugestões
Durante a cozedura é importante observar de vez em quando para evitar que o ensopado fique sem líquido. E nesse caso, devemos adicionar a quantidade certa de água quente para deixar o molho de tomate a nosso gosto.
Eu costumo usar as bandejas especiais de carne para estufar que se vendem nos supermercados para este tipo de receita, porque costuma ser um pouco mais barato e fica sempre bem tenro, mas se desejar pode substituir por uma que mais goste.
Minutos antes de retirar a carne do fogo, é recomendável testar tanto o cozimento da carne quanto o sabor do molho de tomate. Se o molho tiver um sabor azedo, basta adicionar uma colher de chá de açúcar e este truque simples resolverá o problema.
