Hoje vamos preparar alguns cannoli, uma das sobremesas sicilianas mais ricas e que, como muitas outras, não é tão conhecida fora da Itália quanto o tradicional tiramisu. Seu nome vem de sua forma típica de tubo, que antigamente era obtida enrolando a massa em uma palheta, daí o termo canna.
Hoje existem formas cilíndricas de metal que facilitam este trabalho antes de fritar a massa, sendo um utensílio de pastelaria fundamental para as fazer. No final da receita deixo-vos um link para poderem ver as que uso em casa.
Estes éclairs de massa pertenceram ao doces típicos que eram feitos no carnavalembora atualmente já sejam consumidos durante todo o ano, sendo um produto vendido em confeitarias e muito procurado pelos turistas que visitam a cidade da Sicília.
Seu preparo envolve formar o cannoli com uma massa para posterior frite-os em óleo vegetal até dourar e ficar crocante. Mais tarde, são recheados com queijo ricota aromatizado com vinho doce, Marsala ou água de rosas.
É muito comum encontrá-los com pedaços de frutas cristalizadas, que lhes conferem cor e um toque de sabor adocicado. Por fim, são polvilhados com um pouco de açúcar de confeiteiro por cima e estarão prontos para saborear, uma tentação, né?Bom, sem perder muito tempo, vamos começar com a receita.
Receita de Cannoli Siciliano
informação da receita
- Quantia: 15 unidades
- Calorias por porção (kcal):254
- Tempo de preparação: 45 minutos
- tempo de descanso: 1 hora
- tempo de cozimento: 30 minutos
- tempo total: 2 horas e 15 minutos
- tipo de cozinha: italiano
- Categoria: Sobremesa
Ingredientes necessários
- 250 gr de farinha de pastelaria
- 50gr de banha
- 40 gr de açúcar de confeiteiro
- 1 ovo batido
- 1 colher de chá de canela em pó
- 60 ml de Marsala ou vinho doce
- 1 gema de ovo
- Óleo de girassol
- Sal
Ingredientes para o recheio
- 500 gr de ricota
- 125 gr de açúcar de confeiteiro
- 100 gr de frutas cristalizadas
Como fazer a massa de cannoli
Podemos amassar à mão, mas muito melhor se tivermos um robot de cozinha elétrico ou uma batedeira. Nesse caso, colocamos os ingredientes dentro da tigela, começamos com a farinha previamente peneirada, o açúcar de confeiteiro, a canela, a banha, uma pitada de sal, o ovo batido e amassamos em velocidade baixa.
Quando os ingredientes começarem a se integrar, adicione o vinho Marsala e aumente a velocidade para média, misture até a massa ficar unificada. Não deve ser muito leve e firme o suficiente para manusear.
Transferimos para a bancada previamente enfarinhada e amassamos por 5 minutos até ficar homogêneo e aerado. Fazemos uma bola e cobrimos com filme, deixamos descansar por 1 hora na geladeira.
Após o tempo indicado, dividimos a massa em 4 partes, enfarinhamos um pouco e esticamos com o rolo, deixando-as com uma espessura muito fina de cerca de 2 milímetros.
Com um cortador redondo de cerca de 10 cm de diâmetro, cortamos as porções de massa e depois esticamos um pouco com o rolo, dando-lhes uma forma oval.
Enrolamos cada porção nas formas cilíndricas, que devem ser levemente untadas com um pouco de óleo de girassol, e sobreponha as pontas com um pouco de gema de ovo batida. Fazemos o mesmo até terminar com toda a massa, aproveitando também os cortes que nos restam.
fritar e rechear
Aqueça abundante óleo de girassol em uma panela em fogo médio-alto e quando atingir a temperatura, prossiga para frite os cannolis em loteso tempo necessário até que terminem de dourar de todos os lados.
À medida que os tivermos prontos, vamos retirá-los em papel de cozinha para que absorva o excesso de óleo e até que arrefeçam completamente.
Em uma tigela, adicione a ricota previamente escorrida, adicione o açúcar de confeiteiro e misture bem com a ajuda de uma paleta de cozinha.
Despeje a mistura em um saco de confeiteiro e enchemos o cannoliterminando por introduzir os pedaços de fruta cristalizada nas suas extremidades.
Colocamos os cannoli em um prato grande ou prato para servi-los à mesa e polvilhe com açúcar de confeiteiro por cima. Não deve demorar muito para consumi-los, pois com o passar do tempo a crocância da massa vai desaparecendo. Bom proveito!!

Com o que acompanhar o cannoli
Aos cannoli eles podem ser adicionados outros ingredientes do recheioa começar pelo facto de a sua base ser o queijo ricota ou mesmo o mascarpone, que é utilizado em alguns casos.
São várias as variantes que se fazem com estes eclairs crocantes e que podemos encontrar nas pastelarias sicilianas, entre outras, as que são recheadas com chocolate ou pistácio.
O creme de confeiteiro também foi incorporado a esses doces, introduzindo novos sabores como chocolate ou baunilha. Qualquer opção é mesmo deliciosa, pequenas amêndoas torradas ou frutos vermelhos, são novas possibilidades e já estão a marcar tendência nestas sobremesas tradicionais.

Utensílios para fazer esta receita
Como mencionei no início desta receita, é essencial ter cilindros de metal para poder moldar e fritar os cannoli em óleo.
A seguir mostro-vos um pack destes eclairs a bom preço e, além disso, também podem ser utilizados para fazer outras receitas de pastelaria.
12 moldes de massa especiais para fazer cannoli italiano
- 🥐【Material de aço inoxidável】O molde de cannoli é feito de aço inoxidável de qualidade alimentar, sem ferrugem, resistente a altas temperaturas, pode ser frito, sem revestimento interno e externo, muito seguro para alimentos, durável e reutilizável.
Os preços dos produtos publicados foram atualizados em 07/05/2023.