Alguns canelones bem macios e menos pesados que os de carne, desde que se tenha cuidado com o sal. Se na sua casa eles são tão fãs de canelone quanto na minha, calcule o dobro.
Canelone de atum com receita de ratatouille
Ingredientes para 6 pessoas
- 40 folhas de massa para canelone
- 350 gr de atum enlatado bem escorrido
- 350 gr de tomate frito
- 1,25 litros de leite
- 75 gramas de farinha
- 1 abobrinha
- 1 berinjela
- 3 colheres de queijo ralado
- Pimenta
- Noz-moscada
- 150ml de azeite
- Sal
Como preparar alguns canelones de atum com ratatouille
- Começamos cortando a abobrinha e a berinjela em cubos pequenos. Aqueça uma frigideira com 4 colheres (sopa) de azeite e refogue as berinjelas e a abobrinha por cerca de um minuto.
- Adicione 100 ml de tomate, abaixe o fogo e cozinhe por cerca de 15 minutos ou até os legumes ficarem macios. Temperamos pouco ou nada, já que o ratatouille se mistura com o atum, que é bem salgado.
- Cozinhe a massa em bastante água com sal pelo tempo indicado na embalagem. Quando a massa estiver pronta, esfrie rapidamente adicionando água fria à panela até que você possa inserir a mão sem se queimar. Coloque os canelone escalonados em um pano branco limpo.
- Agora misturamos o atum escorrido com aproximadamente a mesma quantidade de ratatouille e recheamos os canelones com esta mistura, enrolando-os na perfeição.
- Cubra o fundo de uma assadeira com o restante do tomate e coloque os canelones por cima em uma única camada.
- Para fazer o béchamel, levamos ao lume uma caçarola com 5 colheres de sopa de azeite e a farinha. Misture mexendo com uma colher de pau por 2 ou 3 minutos em fogo baixo. Em seguida, adicione o leite aos poucos até formar um creme não muito espesso. Tempere com sal, pimenta e noz-moscada e continue cozinhando e mexendo por cerca de 20 minutos.
- Cubra os canelones com o béchamel, polvilhe com o queijo ralado, leve ao forno durante 3-4 minutos e sirva directamente à mesa.
Comentários e sugestões
Se formar grumos no bechamel, não se desespere, continue mexendo até engrossar e os grumos se dissolverem sozinhos. Era o que minha mãe chamava com humor de “ponto de protuberância”. Ponto indigno onde há, e que garanto que não encontrará em nenhum manual, mas muito útil para este molho.