A tripa asturiana juntamente com o grão-de-bico com bacalhau e o arroz-doce asturiano, é a ementa servida na festa do Desarmamento que se celebra em Oviedo a 19 de Outubro de cada ano. Uma festa que comemora a vitória das tropas elisabetanas contra os carlistas em 1839, sendo a mesma ementa da farta comida que então se servia aos soldados, civis e doentes de ambos os lados quando baixavam as armas.
Estas tripas são um pouco mais leves do que as tripas tradicionais madrilenhas porque omitem ingredientes como chouriço, chouriço e toucinho, embora se usem outros como pés de porco, pé de vaca ou focinho de boi.
A receita em si não tem mistério, a única coisa a ter em conta é que leva tempo a confecionar, porque além de limpar bem as tripas, para saborear este delicioso prato asturiano são necessárias cerca de 7 horas de cozedura. .
informação da receita
Porções: 4 pessoas
Calorias por porção (kcal): 289
Tempo de preparação: 25 minutos
Tempo de cozimento: 6 horas e 30 minutos
Tempo total: 6 horas e 55 minutos
Tipo de cozinha: Espanhol
Categoria: miudezas
Ingredientes necessários
- 2kg de tripa
- 1 focinho de boi
- 2 pés de porco
- 1 pé de vaca
- 200 gramas de presunto
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 150 ml de vinho branco
- Pimentão doce
- Louro
- Pão ralado
- Salsinha
- Pimenta
- Azeite de oliva
- Sal
Preparação de tripas asturianas
Começaremos limpando bem a tripa e depois, em uma panela com água fervente, cozinhe por 2 horas e 30 minutos.
Entretanto, lavamos cuidadosamente o focinho da vitela, a perna da vaca e os pés do porco. Adicione esses ingredientes em outra panela com água fervente e cozinhe até o caldo ficar gelatinoso. Separe a carne do caldo e reserve.
Coe a tripa e deixe esfriar antes de cortá-la em pedaços pequenos com cerca de 2 cm de largura. Colocamos a tripa em outra caçarola grande junto com o focinho de vitela, o pé de vaca e os pés de porco, esses três ingredientes divididos.
Refogue os alhos inteiros numa frigideira com um pouco de azeite e retire quando ganharem cor. No mesmo tacho, refogue em lume brando a cebola picada, a malagueta e o louro. Quando a cebola estiver tenra, junte o presunto cortado em cubos pequenos, a páprica e dê uma última braçada mexendo com uma colher de pau.
Colocar os dentes de alho num pilão juntamente com a salsa picada, o pão ralado e triturar até obter uma espécie de pasta. Adicione o vinho, mexa e coloque a mistura na panela, misture e despeje o conteúdo da panela nas tripas.
Mexa e deixe em fogo médio por 3 horas, mexendo de vez em quando com uma colher de pau para evitar que grudem. Se percebermos que ficam sem água durante o cozimento, adicionaremos mais quantidade.
Por fim, rectifique o ponto de sal se necessário e sirva quente em tachos de barro individuais.
Resumo da receita fácil
- Limpe as tripas e cozinhe-as em água por 2 horas e 30 minutos.
- Cozinhe o focinho de vitela, os pés de porco e o pé de vaca em outra panela com água fervente até o caldo ficar gelatinoso. Separe a carne do caldo e reserve.
- Coe a tripa e corte em pedaços de 2 cm de espessura. Adicione-os a uma caçarola grande junto com o focinho, trotadores e pata cortada ao meio.
- Refogue os alhos numa frigideira, retire e frite na mesma frigideira a cebola picada, o louro e a malagueta.
- Adicione o presunto em cubos, a páprica e mexa brevemente.
- Esmague os dentes de alho num pilão juntamente com o pão ralado e a salsa, junte o vinho e deite no tacho.
- Adicione esta mistura à tripa e cozinhe em fogo médio por 3 horas.
- Rectifique o ponto de sal e sirva.