Bolo de limão com glacê

Links patrocinados

Hoje vamos preparar um delicioso bolo de limão com glacêuma receita muito simples e perfeita para fazer a qualquer hora, pois basta misturar todos os ingredientes, colocar em uma forma e assar, é muito fácil.

Links patrocinados

O resultado deste bolo é como se fosse um bolo de ameixa tenro, com um toque de sabor limão, que vamos acentuar ainda mais porque faremos o glacê com suco de limão. Garanto-lhe que quando experimentar, não resistirá à tentação de comer outra porção.

receita de bolo de limão

informação da receita

Porções: 10
Calorias por porção (kcal): 846
Tempo de preparação: 15 minutos
Tempo de cozimento: 45 minutos
Tempo total: 1 hora
Tipo de cozinha: Internacional
Categoria: Sobremesas

Ingredientes necessários

  • 150gr de farinha de trigo
  • 50 gramas de amido de milho
  • 15gr de fermento em pó
  • 100 manteiga sem sal
  • 50 gramas de açúcar
  • 30ml de suco de limão
  • Raspas de 1 limão
  • 3 ovos
  • 120 ml de creme com mais de 35% de teor de gordura
  • 1 pitada de sal

Ingredientes para o glacê

  • 100 gramas de açúcar de confeiteiro
  • 45ml de suco de limão

Preparação

Começamos peneirando a farinha em uma tigela junto com o fermento, o amido de milho, o sal e reservamos. Em outro recipiente colocamos o açúcar e a manteiga em temperatura ambiente, misture com um fouet ou espátulaaté fazer uma espécie de creme, é o que se chama cremação, então com o ar que a gente cria vai nos ajudar para que o miolo saia mais leve.

Adicione os ovos um a um e misture. Adicione as raspas de limão e o suco de limão, vamos incorporando, mexendo bem. Adicione o creme e misture bem. Adicione aos poucos os ingredientes secos e misture até ficar homogêneo.

Pré-aqueça o forno a 180º C, com calor em cima e em baixo, vamos colocar no segundo tabuleiro contando de baixo para cima. Pegamos na forma rectangular, neste caso com 23 cm no interior, pincelamos com azeite por dentro e despeje a mistura dentrobatemos algumas vezes para que assente e quando o forno estiver quente, colocamos por 45 a 50 minutos.

Verificamos se está pronto espetando com um palito, se sair limpo podemos retirar para esfriar, não retiramos da forma até que não esteja mais quente.

Preparação do glacê e cozimento

Coloque o açúcar de confeiteiro em um recipiente, acrescente o suco de limão aos poucos e Mexa até obter um glacê cremoso e esbranquiçado.

Desenforme o bolo e, depois de frio, despeje a calda sobre ele. Esperamos que arrefeça e solidifique, colocamos um pouco das raspas de limão por cima, e agora podemos deliciar-nos a cortar uma porção deste bolo esponjoso, que vantagem!


Passos para fazer o bolo de limão
Bolo de limão glacê passo a passo.

Comentários e sugestões

Quando vamos fazer um bolo, às vezes nos acontece pensar que temos todos os ingredientes, mas no último momento nos faltam.

Para estes casos, pode substituir alguns ingredientes caso não os tenha na despensa, como por exemplo a manteiga, substituímos por azeite e teríamos de subtrair 15% ao valor da receita.

Do mesmo modo os ovos são os que fornecem umidade ao boloSe for ficar sem eles, pode usar iogurte de limão, as quantidades seriam de 60 gramas de iogurte para cada ovo da receita.

Se o creme for a sua falta, você pode substituí-lo por leite, com esta combinação: 200 ml de leite desnatado e uma colher de sopa de leite em pó desnatado.


refeições espanholas fáceis

Outras receitas de bolo que podem lhe interessar

Quando falamos de biscoitos, as possibilidades são muito amplas, no nosso livro de receitas mostramos algumas dessas opções como o biscoito de chocolate na assadeira, rápido, delicioso e o melhor é que não se usa o forno.

Com a receita de bolo de banana, você vai dar uma saída para aquelas bananas que começam a ficar feias na fruteira, é uma receita para aproveitar.

O pão de ló com claras de ovos, fofo graças ao ar que se forma na massa ao bater as claras, uma mordida suculenta com aroma de limão, delicioso!

Sobre o autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quase lá…

0