Bolo de Chocolate Fofinho

Links patrocinados

O coulant de chocolate é uma deliciosa sobremesa que se tornou muito popular nos últimos anos. Também conhecido como fondant ou vulcão de chocolateessa sobremesa vem na forma de uma fatia de brownie com chocolate derretido por dentro, tornando-a irresistível para os amantes de chocolate.

Essa deliciosa sobremesa foi inventada e patenteada por Michel Bras, dono do restaurante Laguiole localizado no planalto de l’Aubrac (França) em 1981. O principal segredo para que o coulant de chocolate seja perfeito é usar ingredientes de qualidade e garantir que o derretimento chocolate e manteiga são bem misturados antes de adicionar os outros ingredientes.

Links patrocinados

Os ingredientes básicos para fazer um autêntico coulant de chocolate são chocolate, manteiga, ovos, açúcar e farinha, embora atualmente tenham surgido outras versões nas quais também podemos encontrar outros ingredientes adicionais, como licores, café ou frutas.

O coulant de chocolate é normalmente servido quente e pouco depois de sair do forno para que o centro do chocolate seja derretido, criando uma experiência culinária única para cada um dos comensais. Para acompanhar esta sobremesa deliciosa e fácil de preparar, é habitual fazê-lo com uma bola de gelado, natas batidas ou fruta fresca.

informação da receita

  • Quantia: 12 unidades
  • Calorias por porção (kcal): 380
  • Tempo de preparação: 10 minutos
  • Tempo de cozimento: 20 minutos
  • Tempo total: 30 minutos
  • Tipo de cozinha: Francês
  • Categoria: sobremesas

Ingredientes do coulant de chocolate

  • 250 gramas de chocolate amargo
  • 200 gramas de manteiga
  • 150 gramas de açúcar
  • 130 gramas de farinha
  • 6 ovos
  • cacau em pó

Como preparar coulant de chocolate

Começamos por derreter o chocolate previamente picado em banho-maria e quando estiver completamente derretido juntamos a manteiga, misturamos bem até incorporar na perfeição e retiramos do lume.

Enquanto isso, batemos os ovos junto com o açúcar em um recipiente por alguns minutos e até clarear, aumentando de volume. Adicione o chocolate derretido aos poucos enquanto continuamos batendo com a ajuda de algumas varetas.

Adicione a farinha previamente peneirada e misture delicadamente em movimentos circulares com uma pá de cozinha até ficar bem integrado. Com isso já temos a mistura pronta para fazer o coulant de chocolate.

Agora untamos as formas que vamos usar com um pouco de manteiga, polvilhamos um pouco de cacau em pó dentro e despejamos a mistura deixando um dedo livre antes de atingir a borda das formas.

Com o forno previamente pré-aquecido a 180º C, introduzimos as formas e assamos por aproximadamente 8 minutos. Passado esse tempo, retiramos do forno e desenformamos com cuidado, distribuímos e servimos o nosso coulant de chocolate.

Perguntas frequentes

Com o que acompanhar um coulant de chocolate?

Geralmente é servido com uma bola de creme ou sorvete de baunilha ou algumas frutas vermelhas.

Resumo da receita fácil

  1. Derreta o chocolate em banho-maria e misture com a manteiga até incorporar.
  2. Bata os ovos até ficarem brancos e aumente de volume.
  3. Adicione o chocolate derretido misturando ao mesmo tempo com algumas varetas.
  4. Adicione a farinha previamente peneirada e misture delicadamente com uma espátula ou língua de cozinha.
  5. Unte formas individuais com manteiga e polvilhe com cacau em pó.
  6. Encha com a mistura deixando um dedo livre antes de chegar à borda.
  7. Asse por 8 minutos no forno pré-aquecido.
  8. Desenforme e sirva.

Sobre o autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quase lá…

0