bolinhos de camarão

Links patrocinados

As bolinhos de camarão É um dos pratos mais populares de Cádis, especialmente nas localidades de Sanlúcar de Barrameda, San Fernando e Puerto Real, onde é servido em todos os bares e restaurantes como entrada ou tapa aperitivo.

Links patrocinados

São feitos de uma massa leve resultante da mistura de farinha de trigo com farinha de grão de bico, água e, claro, camarão. Bem na hora de trazer essas deliciosas tortillas para a mesa, pequenas porções são fritas desta massa em óleo quente até dourar e ficar crocante. Sem dúvida, uma delícia para o nosso paladar!

Receita de tortilhas de camarão

informação da receita

  • rações: 4 pessoas
  • Calorias por porção (kcal): 150
  • Tempo de preparação: 15 minutos
  • tempo frio: 30 minutos
  • tempo de cozimento: 15 minutos
  • tempo total: 1 hora
  • tipo de cozinha: Espanhol
  • Categoria: Aperitivo

Ingredientes necessários

  • 150 gr de camarão de Cádis
  • 100 gr de farinha de grão de bico
  • 100gr de farinha de trigo
  • 1 cebolinha pequena (50 gr)
  • 250 ml de água fria
  • Um punhado de salsa fresca
  • Azeite de oliva
  • Sal

Se não encontrar camarões de Cádis, que são mais pequenos que os de outras zonas, podem ser substituídos por camarões ou gambas maiores, sim, terão de ser cortados em pequenos pedaços antes de fazer a massa.

Preparação da massa

Começamos a descascar e picar o cebolinha tão bem quanto pudermos. Pique finamente o salsinha fresco. Em uma tigela adicione o farinha de grão de bicoo farinha de trigoo camarão frescoa salsa, a cebolinha picada e uma pitada de sal.

Misture tudo até que esses ingredientes estejam bem integrados. nós derramamos o água, que deve estar bem frio e depois, misturamos tudo bem com algumas varetas. A massa para as tortilhas de camarão deve ficar bem líquida.

Cobrimos o recipiente com filme transparente e colocamos na geladeira por 30 minutos, assim a massa ficará mais fria e as tortilhas mais crocantes.

massa fritando

Após o tempo indicado, cobrimos o fundo de uma frigideira grande com alguns dedos de azeite de oliva e aqueça em fogo médio-alto.

Quando o óleo estiver quente, adicione uma colher de sopa da massa, que por si só tenderá a expandir, formando a tortilla.

Enchemos a panela com várias porções ao mesmo tempo e sem nos tocarmos. Quando começam a dourar, viramos para que fiquem douradinhos do outro lado.

Retire as tortilhas uma a uma e deixe-as sobre papel absorvente para retirar o excesso de óleo. Repetiremos a mesma operação até terminarmos com toda a massa.

Agora temos nossas tortillas de camarão prontas para levá-las à mesa, lembre-se que você deve comê-las quentes. Bom proveito!!


Apresentação de omeletes de camarão
Bolinhos de camarão.

Truques para tortilhas de camarão perfeitas

Como dizem “o segredo está na massa”, e no caso destas tortillas não podia ser menos. De fato, se falamos de gostos, alguns gostam do tortillas de camarão mais finas e crocantes e outros mais grossos.

Para pegar o jeito, devemos prestar atenção na hora de fritar a primeira porção de massa. Se expandir rapidamente a tortilha ficará fina (a massa fica mais líquida), e se o fizer devagar a tortilha ficará mais grossa (a massa fica mais grossa).

Se quisermos retificar a massa, basta adicionar um pouco mais da mistura de farinha de grão de bico e farinha de trigo para torná-la mais espessa. Se, ao contrário, quisermos mais líquido, teremos que adicionar um pouco mais de água fria.


refeições espanholas fáceis

Como acompanhar tortillas de camarão

Para saborear estas tortilhas de camarão como aperitivo, basta servi-las com uma cerveja gelada, vinho ou refrigerante e, claro, em boa companhia.

Se quiser complementar ainda mais, sugiro que coloque na mesa uns picles como gildas, umas tostas de presunto serrano com tomate e uns croquetes de morcela caseira, com tudo isto tenho a certeza que ninguém vai sair com fome.

Sobre o autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quase lá…

0