As Bolinhos de bacalhau Têm a sua origem na Andaluzia, onde são preparados há muitos anos, sobretudo na celebração da Semana Santa, fazendo parte das receitas tradicionais durante a Quaresma.
Seu preparo envolve basicamente fazer uma mistura de bacalhau, cebola, farinha e água, que nos permitirá fritar porções em óleo bem quente para formar tortilhas macias, crocantes e deliciosas.
receita de omelete de bacalhau
Ingredientes para fazer omeletes de bacalhau
Com estas quantidades teremos para 3-4 pessoas:
- 150 gr de bacalhau dessalgado
- 140 gramas de farinha
- 260 ml de água fria
- 1 cebola pequena
- 2 colheres de salsa
- ½ colher de chá de corante alimentar (opcional)
- Azeite de oliva
- 1 colher de chá de sal
Preparação da mistura
- Se o bacalhau que compramos for bacalhau salgado, teremos que colocá-lo em um recipiente com água na véspera para dessalinizá-lo e fazer 2 ou 3 trocas de água antes de fazer a mistura para nossas tortilhas.
- Assim que tivermos o bacalhau dessalgado (no meu caso já comprei assim), retiramos a pele e cortamos em pequenos pedaços.
- Descasque e corte a cebola em bruinoise (pequenos cubos).
- Numa tigela junte o bacalhau picado, a cebola, a farinha, a água bem fria, a salsa, o corante alimentar e o sal.
- Retiramos tudo bem até que todos os ingredientes estejam bem integrados e nossa mistura estará pronta. Assim tão fácil.
Como fazer omeletes de bacalhau
- Aqueça azeite abundante em uma frigideira em fogo médio-alto.
- Quando o óleo estiver bem quente, pegamos uma porção da mistura com uma colher e despejamos na panela, formando uma tortilha.
- Doure dos dois lados e quando estiver pronto, retire e escorra em papel absorvente.
- Provamos a tortilha para verificar o ponto de sal e, se necessário, adicionamos um pouco mais de sal à mistura.
- Agora fritamos o restante na proporção de uma colher de sopa para cada tortilha, mas desta vez faremos em lotes de 2 ou 3 tortilhas até que toda a mistura acabe.
- Com todas as tortilhas de bacalhau já bem escorridas em papel de cozinha, resta servi-las à mesa e saboreá-las com toda a família. Bom proveito!!


Outras receitas de bacalhau que recomendo
Uma das receitas mais simples para cozinhar este rico peixe são os filetes de bacalhau à milanesa, pois bastará passá-los por farinha, ovo batido e pão ralado antes de os fritar numa frigideira com bastante óleo quente.
Por outro lado, temos a omelete de bacalhau, uma receita basca muito simples de fazer e que podemos ter pronta em poucos minutos. A sua preparação é muito semelhante à omelete francesa, pelo que é muito fácil para todos aqueles que não têm muita experiência na cozinha.
E para finalizar as recomendações de hoje, temos os famosos bolinhos de bacalhau que são servidos em quase todos os bares e restaurantes, uma boa opção para quando pensamos em preparar um bom aperitivo.