Bife T-bone grelhado

Links patrocinados

Preparação: 0 min
cozinhou: 8 minutos
pronto em: 8 minutos

Não é mais necessário ir a uma churrascaria para saborear um bom lombo de boi grelhado. Com esta receita e algumas dicas básicas que mostrarei a seguir, você poderá deixar a carne no ponto exato de cozimento desejado por cada comensal.

Links patrocinados

Como em todas as receitas culinárias, o principal é usar boas matérias-primas, por isso recomendo que você compre os bifes T-bone em seu açougue de confiança, onde você pode pedir ao açougueiro boas peças grossas e suculentas.

O resto é muito simples, controlando os tempos de cozimento e a temperatura interna da carne, conseguiremos cozinhar um bife grelhado chique.

Receita de bife de T-bone grelhado

Ingredientes para grelhar um bife T-bone

Com estas quantidades teremos para 4 pessoas:

  • 4 bifes T-bone com 2 cm de espessura
  • Mix de pimentas a gosto
  • Azeite de oliva
  • sal em flocos

Como preparar um bife T-bone gordo na grelha

  1. Aqueça a chapa ou uma frigideira plana em fogo alto e adicione algumas gotas de azeite de oliva.
  2. Quando o óleo estiver quente, adicione o Bifes T-bone e cozinhe por aproximadamente 4 minutos. O tempo varia de acordo com a espessura das peças e o ponto de cozimento desejado. Você pode ver os diferentes pontos de cozimento abaixo.
  3. Vire os pedaços de carne e adicione um punhado de sal flocos acima.
  4. Polvilhe os bifes com mistura de pimentas e cozinhamos por mais 3-4 minutos ou até deixarmos a carne a nosso gosto.
  5. Agora que temos nossos bifes de T-bone grelhados prontos, então os levamos diretamente para a mesa para comê-los quentes. Bom proveito!!

O que acompanhar um bom bife de T-bone

Quando vamos comer um bife T-bone em um restaurante, a guarnição que os garçons sempre nos oferecem são as batatas. Neste caso, posso recomendar algumas batatas Hasselback que são muito fáceis de preparar, as típicas batatas de luxo ou cunhas ou, do meu ponto de vista, as batatas assadas no forno mais precisas.

Mas não para por aí, podemos também acompanhar os bifes com outras opções, como os ricos cogumelos em molho, uma escalivada tradicional ou ainda um delicioso ratatouille de legumes.

Pontos de cozimento da carne

Saber cozinhar um bom bife Não é nada complicado, basta conhecer bem os pontos de cozimento da carne e perguntar como cada comensal gosta. Além disso, é altamente recomendável usar um termômetro de cozinha de leitura instantânea para controlar bem a temperatura interna da carne.

A seguir, mostro os diferentes pontos de cozimento da carne e suas características, dependendo do grau de cozimento da carne vermelha. Os tempos de cozedura são aproximados porque tudo vai depender da espessura da peça e do tipo de carne em questão.

muito raro: A carne neste ponto é cozida por um tempo muito curto, pois seu interior deve permanecer cor vermelha sangrando. A temperatura interna ideal será entre 46 e 52 graus e é cozido por aproximadamente um minuto e meio de cada lado, dependendo da espessura da peça, e em fogo alto, assim todo o exterior é rapidamente selado para conter os sucos .

Mal cozido: O mesmo que no caso anterior, a carne é selada em fogo altomas o tempo de cozedura é um pouco mais longo, cerca de 3 minutos de cada lado porque o interior tem de atingir os 56 graus.

Ao ponto: Com temperatura interna de 60 graus e tempo de cozimento de cerca de 4 minutos de cada lado em fogo médio-alto, a carne deve ficar bem selada por fora e aproximadamente 50% crua ou vermelha por dentro. . Os especialistas recomendam este ponto para degustar qualquer pedaço de carne, como um bom bife.

ponto positivo: Se você não gosta de ver sangue na carne, esse é o ponto que recomendo. A carne não é mais vermelha por dentro, ela fica rosada quando passa do ponto. Sua temperatura interna deve atingir 65 graus e o tempo de cozimento será de cerca de 4 minutos e meio de cada lado em fogo médio-alto.

feito: Aqui a temperatura interna é de 71 graus e a carne vai cozinhar por cerca de 5 minutos e meio de cada lado. Seu interior já se tornou marrom sem áreas rosadas. É neste ponto que a carne começa a perder parte de seus sucos e a secar.

Bem passado: Cozinhar por pelo menos 6 minutos de cada lado em fogo médio-alto, a carne fica bem torrado por fora e marrom por dentrocom sensação de ressecamento por ter perdido grande parte de seus sucos, o que é popularmente conhecido como “sola de chinelo”.


refeições espanholas fáceis

Truques para um bife perfeito

escolha alguns bifes consideráveis e evitar peças muito pequenas é uma boa maneira de garantir um sucesso retumbante. A razão é que quanto maior o lombo, menor a probabilidade de secar e perder muitos de seus nutrientes devido ao tempo de cozimento.

É importante que a carne esteja em temperatura ambiente antes de cozinhá-la, portanto, é aconselhável retirá-la da geladeira entre uma e duas horas antes e guardá-la em um prato ou prato coberto com filme plástico para que aqueça.

Outro ponto chave para cozinhar carne vermelha É o momento em que o sal deve ser adicionado. O momento ideal será quando virarmos a peça e devemos sempre usar sal grosso ou sal em flocos.

É aconselhável cozinhar a carne a uma temperatura moderada, desta forma garantiremos que mantenha ao máximo as suas propriedades e sabor, evitando, por outro lado, a perda dos seus sucos e, consequentemente, o seu ressecamento no interior.

Um dos erros típicos que geralmente é cometido quando selar um bife, é amassar a carne contra a chapa ou frigideira com a intenção de deixá-la mais rápida por dentro. Desta forma, a única coisa que se consegue é que a carne perde mais quantidade de sucos e fica bem menos saborosa.

Sobre o autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quase lá…

0