Os berlinenses também são conhecidos por outros nomes como sedãs, bolas de frade ou suspiros de freirae é um doce típico da gastronomia alemã, embora este tipo de pão doce já se encontre em pastelarias de muitos outros países, pois graças à sua popularidade e facilidade desta receita, espalhou-se por grande parte do mundo. da Europa e da América Latina.
Segundo a lenda, no ano de 1756 um padeiro de Berlim foi contratado para estar a serviço do rei Frederico, o Grande, e em agradecimento preparou alguns pãezinhos fritos para seu regimento, que eram redondos, doces e pareciam balas de canhão.
Hoje, esses mesmos pães Geralmente são recheados com creme de confeiteiro, chantilly ou qualquer tipo de geléiadando origem a uma ótima opção para acompanhar nosso café com leite pela manhã.
Receita alemã de berlinenses
informação da receita
- Quantia: 8 unidades
- Calorias por porção (kcal): 223
- Tempo de preparação: 25 minutos
- Tempo de descanso: 1 hora e 20 minutos
- Tempo de cozimento: 15 minutos
- Tempo total: 2 horas
- Tipo de cozinha: Alemão
- Categoria: pães
Ingredientes necessários
Com estas quantidades teremos para 8 porções:
- 500gr de farinha de trigo
- 200 ml de leite morno
- 75 g de manteiga em temperatura ambiente
- 60 gramas de açúcar
- 2 ovos
- 25 gr de fermento fresco
- copo de açúcar
- ¼ colher de chá de sal
- 1 litro de óleo para fritar
Preparação
Vamos começar com misture o açúcar com o leite morno em uma tigela. Coloque a farinha em uma tigela, faça um buraco no centro e despeje o leite. A seguir adicionamos o fermento fresco previamente desfiado. Sem misturar, cobrimos a tigela com um pano limpo e deixamos descansar por 10 minutos para ativar o fermento.
Após esse tempo, adicionamos a manteiga temperada, os ovos e o sal. Agora sim, misture tudo bem com uma paleta de cozinha até formar uma massa. Polvilhe um pouco de farinha na superfície de trabalho e vire a massa ali.
Amassamos com as mãos por 15 minutos até ficar elástico e maleável. Formamos uma bola e colocamos em um recipiente levemente untado com óleo. Cubra com um pano de prato e Deixe descansar por uma hora em um lugar quente até dobrar de tamanho.
Após esse tempo, colocamos a massa de volta no local de trabalho e amassamos por alguns minutos. Corte a massa em porções de cerca de 70-80 gramas cada e forme uma bola com cada uma delas.
Iremos colocar as bolas de massa num tabuleiro, ao qual previamente colocamos um papel vegetal. Achate levemente cada um com a palma da mão e cubra novamente com um pano limpo e deixe descansar por 20 minutos.
Aqueça o azeite em fogo médio em uma caçarola até atingir 130º C. Adicione as berlineras em porções com o auxílio de uma escumadeira e tampe a caçarola. Frite os berlinenses por dois minutos e vamos virá-los para que fiquem do outro lado por mais dois minutos.
Quando estiverem douradas, retire-as com a escumadeira e deixe-as sobre papel absorvente para retirar o excesso de óleo. Continuamos fritando os berlinenses até que estejam todos prontos.
Agora é quando podemos enchê-los com um pouco de creme ou geléia com a ajuda do saco de pasteleiro, embora também os possamos servir tal como estão, só falta polvilhar açúcar de confeiteiro por cima e estarão prontos a saborear. Bom proveito!!

Truques para fazer berlinenses perfeitos
É importante respeitar o tempo de sova, pois é um dos fatores que vai ajudar a deixar os berlinenses bem macios e fofinhos.
Se você não tiver um termômetro de cozinha para medir a temperatura do óleo, espete um palito e se o óleo começar a borbulhar em volta dele, já pode fritar suas berlineras.