berinjela gratinada

Links patrocinados

Preparação: 10 minutos
cozinhou: 25 minutos
pronto em: 35 minutos

Me encanta a berinjela gratinada e todas as opções que este delicioso vegetal nos oferece na cozinha. É um ingrediente altamente recomendado para incluir em nosso cardápio semanal, se quisermos manter uma boa dieta saudável.

Links patrocinados

Desta vez vamos preparar uma receita simples de gratinado de berinjela recheada assada, que nos levará pouco tempo na cozinha e na qual usaremos um mínimo de ingredientes. Uma opção perfeita para servir como entrada ou para acompanhar outros pratos de carne ou peixe.

Receita de berinjela gratinada

Ingredientes para fazer berinjela gratinada

Com estas quantidades teremos para 2 pessoas:

  • 3 berinjelas médias
  • 4 fatias grandes de presunto cozido
  • 4 fatias de queijo à nossa escolha
  • pó de alho
  • Orégano
  • queijo para gratinar
  • Azeite de oliva
  • Sal

Como fazer berinjela gratinada

  1. Ligamos o forno a 220º C com o calor para cima e para baixo, para que esteja pronto para colocar a beringela quando a tivermos pronta.
  2. Pegue uma assadeira e unte bem com um pouco de azeite.
  3. Agora lavamos e cortamos as beringelas em rodelas não muito grossas.
  4. Adicione a primeira camada de fatias de berinjela ao fundo da panela. Distribuímos bem tentando não ficar um em cima do outro e colocamos uma pitada de sal por cima.
  5. Continuamos adicionando outra camada composta por duas fatias de presunto cozido, cobrindo bem as fatias de berinjela que ficam por baixo.
  6. Colocamos mais uma camada com duas fatias de queijo do nosso gosto, eu costumo usar queijo especial para sanduíche, aquele macio que derrete muito bem.
  7. Continuamos com a segunda camada de rodelas de beringela, uma pitada de sal, outra camada de mais duas rodelas de presunto cozido, outra com mais duas rodelas de queijo e por fim, mais uma camada de rodelas de beringela.
  8. Agora salpicamos por cima o queijo para gratinar, um pouco de alho em pó e orégano para dar sabor.
  9. Colocamos o prato no forno que já estará quente e cozinhamos por aproximadamente 25 minutos. É importante que após os primeiros 15 minutos cubramos o prato com papel alumínio, assim evitaremos que fique muito queimado na superfície.
  10. Decorrido o tempo indicado, a nossa beringela gratinada está pronta, retiramo-la do forno, com cuidado para não nos queimarmos e deixamos repousar alguns momentos antes de servir à mesa. Bom proveito!!

Outras receitas com berinjela que você vai gostar

Vou continuar com as beringelas recheadas com diversos ingredientes, por isso quero recomendar as beringelas recheadas com legumes com fiambre, sendo estas uma das minhas preferidas.

Seguindo a mesma linha, temos a berinjela à parmegiana, uma receita que gosto muito de fazer porque além de ser muito simples, o toque de orégano e manjericão junto com um rico molho de tomate caseiro, dão a este prato um sabor muito especial. .

E por último, uma das minhas recomendações não poderia faltar as beringelas recheadas com atum, em que se utiliza uma deliciosa mistura de atum e legumes com queijo derretido, uma picadinha de rei que “voará” imediatamente assim que a puser na mesa .

Sobre o autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quase lá…

0