Batatas à moda da Riojana

Links patrocinados

Preparação: 20 minutos
cozinhou: 40 minutos
pronto em: 1h
índice de conteúdos

disfarce

receita de batata riojana
Ingredientes para preparar algumas batatas a la riojana
Como fazer batata riojana
É hora de adicionar as batatas.
Receita de vídeo para fazer batatas a la riojana
Como dar mais sabor à batata a la riojana
Links patrocinados

Hoje vou mostrar como fazer as autênticas batatas à moda de Rioja seguindo os passos desta receita, que vem acompanhada de um vídeo para que você veja como é feita.

Escusado será dizer que, como o nome sugere, essas batatas são típicas da região de La Rioja. Sendo uma caldeirada de batata e chouriço muito saborosa que facilmente pode fazer na sua cozinha. Vamos começar com os ingredientes que precisamos.

receita de batata riojana

Ingredientes para preparar algumas batatas a la riojana

Com estas quantidades teremos para 4 pessoas:

  • 1kg de batatas
  • 1 cebola
  • 3 dentes de alho
  • 1 pimentão vermelho
  • 250 gramas de chouriço
  • 1 litro de caldo de galinha
  • 1 folha de louro
  • Pimentão doce
  • Paprika quente
  • Azeite de oliva
  • Sal

Como fazer batata riojana


Ingredientes para fazer batatas à Rioja

1. Primeiro vamos preparar todos os ingredientes corretamente. Portanto, vamos descascar e picar os dentes de alho e a cebola o mais pequeno possível. Lave a pimenta e retire todas as sementes e corte-a em pedaços pequenos. Descasque, lave e pique as batatas. Corte o chouriço em rodelas não muito grossas.


Alho e cebola para as batatas à Rioja

2. Agora que temos tudo pronto para cozinhar, vamos aquecer um jato de azeite em uma frigideira grande em fogo médio. Quando estiver quente, junte a cebola e refogue até amolecer. Adicione o alho e frite por alguns minutos.


Chouriço para as batatas à Rioja

3. A seguir juntamos as rodelas de chouriço e fritamos até começarem a alourar. Adicione a pimenta cortada, uma pitada de sal, uma colher de sopa de páprica doce, uma colher pequena de páprica picante e a folha de louro. Continuamos cozinhando tudo e mexendo por mais 1-2 minutos.

É hora de adicionar as batatas.


Ensopado de batata à moda de Rioja

4. Agora juntamos as batatas, mexendo bem para que se misturem com os ingredientes e despejamos o caldo de galinha na panela. Abaixe o fogo, tampe a panela e cozinhe por aproximadamente 10 minutos.


Caçarola com batatas à moda de Rioja

5. Em seguida, retiramos a tampa e continuamos cozinhando por mais 20-25 minutos, mexendo as batatas com cuidado de vez em quando para que não quebrem. Antes de os retirarmos do lume verificamos o ponto de sal, rectificamos se necessário e podemos agora servi-los à mesa em caçarolas individuais de barro. Sirva com algumas fatias de pão para acompanhar esta deliciosa iguaria.

Controle o ponto de picante: essas batatas têm um leve grau de tempero. Se não gosta de picante, não adicione o colorau picante, e se, pelo contrário, gostar mais picante, basta adicionar mais colorau picante e também pode usar chouriço picante.

Receita de vídeo para fazer batatas a la riojana

Receita de batatas à moda de Rioja.

refeições espanholas fáceis

Como dar mais sabor à batata a la riojana

Por si só, essas batatas são tão deliciosas que só precisaríamos de um pãozinho para acompanhá-las. Mas se você ainda quiser intensificam o seu sabor transformando-os numa iguaria digna de reissó tem de escaldar dois chouriços juntamente com a cebola e os alhos.

Quando as batatas estiverem cozidas, retire o chouriço, raspe a polpa e volte a juntar ao refogado, mexendo um pouco antes de servir as batatas à Rioja à mesa.

Sobre o autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quase lá…

0