Bacalhau ao pil-pil

Links patrocinados

Ele Bacalhau ao pil-pil É um dos pratos mais conhecidos e representativos da gastronomia basca em todo o mundo. É preparado com apenas quatro ingredientes; bacalhau, alho, azeite virgem extra e malaguetas, sendo que esta última pode ser opcional, o receita tradicional ele os incorpora, já que o molho pil pil tem que ter seu toque picante.

Links patrocinados

A própria receita evoluiu, e ainda mais com o tipo de cozinha conhecida como fusão ou gourmet, e hoje existem inúmeras versões quanto ao processo de preparo ou mesmo utilizando outros ingredientes para oferecer propostas bem peculiares.

Desta vez, eu vou te mostrar o mais simples de todosque coincidentemente é o original de uma vida, aquele que sempre foi feito, porque às vezes não é preciso complicar tanto para obter um resultado de dez.

Bacalhau al pil pil receita

informação da receita

  • rações: 4 pessoas
  • Calorias por porção (kcal):182
  • Tempo de preparação: 15 minutos
  • tempo de cozimento: 25 minutos
  • tempo total: 40 minutos
  • tipo de cozinha: Espanhol
  • Categoria: Peixe

Ingredientes necessários

  • 4 filetes de bacalhau de 300 gr aprox. cada um e no seu ponto de sal
  • 6 dentes de alho
  • 2 malaguetas (opcional)
  • 300 ml de azeite extra virgem

Preparação

Descasque os dentes de alho e corte-os às rodelas. Aqueça o azeite extra virgem em fogo médio em uma panela e adicione o alho fatiado e os pimentões.

Fritamos por 3-4 minutos até que o alho comece a ganhar cor, retire da caçarola e reserve em um recipiente.

Reduzimos a intensidade do fogo e frite os filetes de bacalhau com a pele virada para cima e no mesmo óleo, por 10-12 minutos em fogo baixo, mexendo a panela de vez em quando. Retire os lombos com cuidado para não quebrar e reserve.

Com a ajuda de uma peneira de malha fina, vamos fazendo círculos retirando o azeite da caçarola até que o molho esteja bem incorporado. Este método de filtro é perfeito para emulsionar o molho pil pil.

Retiramos do fogo e Empratamos os lombos de bacalhau, despeje o molho pil pil por cima e decore com o alho fatiado e a pimenta malagueta. Direto para a mesa para comê-lo quentinho. Bom proveito!!


Apresentação de bacalhau em pil pil
Bacalhau ao pil-pil.

Truques para um bacalhau pil pil perfeito

Nesta ocasião usei bacalhau salgado. No caso de comprar bacalhau salgado, teríamos que dessalgar o bacalhau antes de começar a receita. Para isso, bastaria submergi-lo em água fria por dois dias, trocando a água a cada 12 horas.

A qualidade do peixe influencia muito no resultado final, por isso compre um bom bacalhau na sua peixaria de confiança. E para este prato sair de dez, é importante emulsionar o molho até obter uma textura lisa e cremosa.

E se te questionas porque esta receita não inclui sal entre os seus ingredientes, é porque este peixe já tem o seu sal adicionado, embora se experimentares o molho e não te agradar podes adicionar um pouco até ficar perfeito .

Com o que acompanhar o bacalhau com pil pil

O que nunca pode faltar na mesa quando se serve este bacalhau é um bom pão de forma para que os comensais pode mergulhar o molhoque é precisamente onde se encontra todo o sabor.

E se quiser complementar ainda mais este fantástico prato, pode fazê-lo com umas batatas assadas no forno ou umas batatas a la pobre, ambas as opções vão na perfeição com este delicioso bacalhau à basca.


refeições espanholas fáceis

Sobre o autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quase lá…

0