bacalhau à galega

Links patrocinados

Preparação: 5 minutos
cozinhou: 20 minutos
pronto em: 25 minutos

Está receita de bacalhau e como o próprio nome indica, é um dos mais apreciados da gastronomia galega. A sua preparação é possivelmente das mais simples para cozinhar o bacalhau, pelo que o sucesso desta receita só advém da compra de ingredientes de qualidade.

Links patrocinados

Ele bacalhau à galega entra dentro de las opciones que tenemos si buscamos recetas para Semana Santa, fechas en las que los platos de pescado y los potajes son a los que más se recurre, aunque también es cierto, que esta delicia también puede ser el plato principal de cualquier comida do ano.

receita de bacalhau à galega

Ingredientes para fazer bacalhau à galega

Com estas quantidades teremos para 4 pessoas:

  • 4 belos lombos de bacalhau dessalgado
  • 10 batatas pequenas
  • 3 dentes de alho
  • 1 colher de sopa de páprica doce de La Vera
  • 120 ml de azeite extra virgem
  • Sal

Como preparar bacalhau à galega

  1. Começamos a descascar o batatas em seguida, lave-os bem e corte-os ao meio, deixando os pedaços pequenos. Se você usar batatas maiores, corte-as em vários pedaços.
  2. Aqueça bastante água em uma panela em fogo médio e quando começar a ferver, acrescente as batatas picadas e uma pitada de sal.
  3. Após os primeiros 12 minutos de cozimento das batatas, adicione o lombos de bacalhaude modo que estamos completamente cobertos por água.
  4. Cozinhe por mais 6-8 minutos ou até que as batatas estejam macias e retire do fogo.
  5. Enquanto as batatas cozinham, aquecemos o azeite de oliva em fogo médio em uma frigideira e adicione o dentes de alho previamente descascados e cortados em rodelas.
  6. Quando o alho começar a dourar, retire a panela do fogo e acrescente o pimentão doceretiramos um pouco e reservamos.
  7. Servimos o bacalhau à galega em 4 pratos, distribuindo os filetes de bacalhau previamente escorridos e as batatas.
  8. Regue o bacalhau e as batatas com o azeite e os alhos que reservámos. É importante regar apenas com o óleo que ficará limpo na superfície da panela. Os motivos que permaneceram abaixo devem ser descartados. Eu faço aos poucos com uma colher, mas você também pode usar uma peneira de malha fina.
  9. E voilá!! nosso bacalhau tradicional galega está pronto para servir à mesa e saboreá-lo. Bom proveito!!

Preparação de bacalhau à galega.
Bacalhau à Galega passo a passo.

Com o que acompanhar o bacalhau à galega

Este prato tradicional já tem a correspondente guarnição de batatas cozidas, pelo que como acompanhamento próprio, praticamente nada mais resta do que trazer à mesa pão caseiro e, se desejar, acompanhá-lo com um bom vinho branco ou espumante.

E se gosta tanto deste tipo de peixe como eu, recomendo que da próxima vez experimente as omeletes de bacalhau que preparei na semana passada, são deliciosas e o melhor de tudo, são muito fáceis de fazer.


refeições espanholas fáceis

Sobre o autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quase lá…

0