Ele bacalhau biscayne É um dos ricos pratos tradicionais que podemos encontrar na cozinha basca. O procedimento para fazê-lo corretamente envolve fritar o bacalhau em óleo abundante em fogo baixo para que ele libere toda a sua essência, o que ajudará o molho a ganhar aquele toque especial de sabor.
A seguir, faz-se um molho com parte daquele azeite que usamos para fritar o bacalhau, bem como cebola, alho, tomate frito, caldo de peixe, chouriço, pão torrado e um pouco de sal. Aqui está a receita completa e os passos a seguir. Espero que você goste!!
Bacalhau à Biscaia, receita da avó
Ingredientes para fazer o bacalhau tradicional da Biscaia
Com estas quantidades teremos para 4 pessoas:
- 4 filetes de bacalhau
- 1 cebola
- 4 dentes de alho
- 3 fatias de pão torrado
- 4 colheres de tomate frito
- 1 colher de sopa de carne de pimenta choricero
- ½ litro de caldo de peixe
- 100 ml de vinho branco
- Azeite de oliva
- Sal
dessalinize o bacalhau
O melhor é comprar o bacalhau já dessalgado, ou seja, no seu ponto de sal. Caso contrário, teremos que fazê-lo em casa da seguinte maneira:
- Mergulhe o bacalhau em um recipiente com bastante água fria, com a pele voltada para cima.
- Colocamos o recipiente na geladeira por 24-48 horas, o tempo vai depender da espessura, então é interessante comprar os pedaços de bacalhau mais ou menos do mesmo tamanho. Desta forma, evitaremos que alguns sejam menos salgados que outros.
- Durante o processo de dessalinização, teremos que trocar a água a cada 6-8 horas e verificar o nível de sal antes de terminar.
- Escorra o bacalhau, seque-o com um pano de cozinha limpo e reserve em um prato coberto com filme plástico por 5 minutos em temperatura ambiente antes de continuar com a receita.
Como cozinhar bacalhau da Biscaia fácil
- Aquecemos 200 ml de azeite de oliva em uma frigideira em fogo médio-baixo. Quando esquenta, colocamos o lombos de bacalhau com a pele para cima. Eu tive que fazê-los em dois lotes.
- Cozinhe por alguns minutos e, em seguida, vire-os cuidadosamente para evitar que se desfaçam. Passados mais dois minutos, retire os filetes de bacalhau e reserve-os num prato.
- Retirar metade do azeite da frigideira, tentando deixar na frigideira todos os restos que os lombos tenham deixado, pois este é um dos truques fundamentais para que o molho fique bem rico.
- Nós adicionamos o dentes de alho previamente descascados e picados. Cozinhe por 3-4 minutos até que ganhem cor.
- Nós incorporamos o cebola previamente descascados e picados. Adicione uma pitada de sal Refogue a cebola em fogo baixo, mexendo de vez em quando, até começar a caramelizar.
- Adicione a carne pimenta chouriçoas fatias de Pão queimado previamente picado e o tomate frito.
- Fritamos tudo por 3-4 minutos, despejamos o vinho branco e cozinhe por 2-3 minutos até que o álcool evapore.
- nós derramamos o sopa de peixe e os sucos que os filetes de bacalhau terão libertado no prato. Continuamos reservando os lombos para mais tarde.
- Cozinhe o molho em fogo médio-baixo por aproximadamente 30 minutos, mexendo de vez em quando e contando a partir do início da fervura.
- Passado esse tempo o molho já tem que estar ligado. Retire do lume e passe pelo moinho.
- Despeje metade do molho em uma panela larga e coloque cuidadosamente os lombos com a face para cima. A seguir cobrimos o bacalhau com o restante molho.
- Cozemos em lume médio-baixo mais 3-4 minutos e o nosso bacalhau da Biscaia está pronto a servir. Bom proveito!!

Comentários e sugestões
O primeiro passo desta receita é confite o bacalhaupara isso você deve cozinhá-lo em óleo abundante por alguns minutos de cada lado e em fogo baixo, com isso conseguiremos liberar seu colágeno e assim o molho ficará muito saboroso.
É aconselhável passar o molho por um espremedor e não pelo liquidificador, pois a textura, a cor e o sabor podem variar consideravelmente.
Para acompanhar este bacalhau da Biscaia, pode preparar umas batatas de alho com um toque de limão, uma guarnição que vai bem e com a qual se obtém um prato bastante completo e muito saboroso.