Atum com molho de tomate

Links patrocinados

Preparação: 4 minutos
cozinhou: 16 minutos
pronto em: 20 minutos

Ele atum com tomate É um prato muito simples de preparar e relativamente rápido, pois desta vez faremos o molho com tomate triturado em vez de preparar um molho de tomate caseiro, poupando-nos um tempo considerável.

Links patrocinados

Recomenda-se a utilização de bifes de atum frescos para esta receita, embora também seja verdade que já usei bifes de atum congelados e posso garantir que também são bastante saborosos.

A única desvantagem é que teremos que retirá-los do freezer e deixá-los descongelar na geladeira por aproximadamente 24 horas.

Por isso, se não quiser complicações, é melhor ir à sua peixaria de confiança e pedir atum frescocom o qual você pode chegar em casa e começar imediatamente a preparar este delicioso prato.

Receita de atum com molho de tomate

Ingredientes para cozinhar atum em molho de tomate

Com estas quantidades teremos para 2 pessoas:

  • 2 bifes grossos de atum
  • 300 gr de tomate triturado
  • 100 gr de tomate frito
  • 100 ml de vinho branco
  • ½ cebola
  • 2 dentes de alho
  • 1 colher de chá de açúcar
  • ½ colher de chá de orégano
  • ½ colher de chá de manjericão
  • pimenta moída na hora
  • Azeite de oliva
  • Sal

Como fazer atum em molho de tomate

  1. Tempere os filetes de atum com sal e pimenta de ambos os lados, usei os congelados depois de os ter deixado a descongelar durante a noite no frigorífico.
  2. Aqueça uma colher de sopa de azeite em uma frigideira em fogo médio-alto e sele os bifes de atum por 30 segundos de cada lado. Não precisam ser feitos por dentro, é só pegar um pouco de cor.
  3. Retire o atum da frigideira e reserve-o para mais tarde num prato.
  4. Usando a mesma frigideira, adicione uma colher de sopa de azeite e aqueça em fogo médio.
  5. Adicione a cebola e os dentes de alho, tudo bem picado. Refogue por aproximadamente 5 minutos ou até a cebola começar a dourar.

  1. Despeje o tomate amassado, o tomate frito, o vinho branco, o açúcar, o orégano, o manjericão e meia colher de chá de sal.
  2. Misture todos os ingredientes e quando o molho começar a borbulhar, deixe cozinhar por 5-6 minutos até engrossar, mexendo de vez em quando.
  3. Quando o molho engrossar juntamos o atum que tínhamos reservado, retiramos o tacho até ficarem cobertos com o molho de tomate e tapamos o tacho.
  4. Cozinhamos por 4 minutos, sendo importante não cozinhar muito mais, pois o atum ficaria muito seco.
  5. Retiramos a panela do lume e já temos o nosso atum com tomate pronto a empratar e servir à mesa. Bom proveito!!

atun con tomate procedimiento
Passos para fazer atum com tomate.

refeições espanholas fáceis

Outras receitas de atum que você pode gostar

A caldeirada de atum com batata é outro dos deliciosos pratos que se podem preparar com este fantástico peixe, uma boa opção para incluir o peixe na nossa dieta durante a semana.

Uma receita muito simples e com um resultado espetacular é o atum com cebola, que podemos acompanhar com uma deliciosa salada para torná-lo um prato muito completo.

O marmitako de atum é feito com lombos de atum frescos e um molho de tomate que é mesmo delicioso. Uma receita com origem no País Basco e na Cantábria que certamente não o deixará indiferente.

Sobre o autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quase lá…

0