arroz preto

Links patrocinados

Preparação: 15 minutos
cozinhou: 30 minutos
pronto em: 45 minutos
índice de conteúdo

disfarce

Receita de arroz preto com lulas e gambas
Ingredientes para fazer arroz preto
Como preparar o arroz preto de Castellón
Links patrocinados

Ele arroz pretoé um prato típico da zona do Levante espanhol, especialmente da Comunidade Valenciana, onde pode ser degustado em inúmeros bares e restaurantes e que apresenta diferentes variações consoante a localidade onde nos encontramos.

Também nomeado como arroz preto Em valenciano, é um arroz que se cozinha com caldo de peixe-pedra ou isca branca (fumet) e também se utilizam outros ingredientes como chocos, lulas e pequenos camarões. A cor preta característica deste maravilhoso prato vem da própria tinta de lula, que é adicionada ao caldo durante o cozimento.

Desta vez, quero mostrar a você como o arroz preto tradicional de Grao da cidade de Castellón. A sua preparação é bastante simples e para acompanhar nada melhor que um bom aioli caseiro também conhecido por ajoaceite.

Receita de arroz preto com lulas e gambas

Ingredientes para fazer arroz preto

Com estas quantidades teremos para 4 pessoas:

  • 400 gr de arroz redondo
  • 400 gr de choco
  • 400 gramas de lula
  • 120 gr de camarões pequenos descascados (opcional)
  • 2 tomates maduros
  • 1 cebola
  • 2 dentes de alho
  • 1,5 litro de caldo de peixe (fumet)
  • 4 sacos de tinta de lula
  • 8 fios de açafrão
  • 1 colher de chá de páprica doce
  • Azeite de oliva
  • Sal

Como preparar o arroz preto de Castellón

  1. Vamos começar limpando o sépia e os lula sob a torneira da cozinha, removendo a pele, a cápsula interna e removendo cuidadosamente o saco de tinta. Se você quiser evitar esta etapa, peça ao peixeiro para fazer isso por você.
  2. Corte os chocos e as lulas em pedaços médios depois de limpos.
  3. Descasque e pique o cebolao dentes de alho e os tomates separadamente.
  4. Aquecemos 8 colheres de sopa de azeite de oliva na panela em fogo médio e quando estiver bem quente, acrescente a cebola picada e refogue por 3-4 minutos até começar a ficar transparente.
  5. Junte os chocos e os pedaços de lula juntamente com os dentes de alho picados e o camarões. Refogue por alguns instantes e acrescente o tomate picado.
  6. Cozinhe por 3-5 minutos, mexendo ocasionalmente e despeje o tinta de lula dos saquinhos, acrescente o pimentão doceele açafrãoele arroz e refogue, mexendo delicadamente por 5 minutos até que esteja perfeitamente integrado. Você verá o preto ficar brilhante.
  7. nós derramamos o sopa de peixe ou fumet, que deve estar fervendo e depois, distribuímos todos os ingredientes para que fiquem cobertos pelo caldo e retificamos o ponto de sal ao nosso gosto.
  8. Aumentamos o fogo para alto e cozinhamos por 10 minutos. Em seguida, baixamos para médio e cozinhamos por mais 5 minutos. Durante os 15 minutos de cozedura do arroz não se deve mexer nem mexer, este é um ponto muito importante.
  9. Com este tempo de cozedura deve ser suficiente, mas se o arroz ficar um pouco duro, basta desligar o lume e deixar repousar tapado com um pano ligeiramente húmido.
  10. Agora temos o nosso arroz preto pronto a levar para a mesa. Acompanhe com um delicioso alioli e umas fatias de pão, fica uma delícia. Bom proveito!!

Sobre o autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quase lá…

0