Para preparar um rico arroz negro também não precisa ser chef, basta colocar um pouco de vontade e ter 3 princípios básicos presentes; use um bom caldo de peixe, mariscos frescos e respeite os tempos de cozedura do arroz.
Todos nós gostamos de arroz preto em casa, por isso é um prato que costumo fazer com bastante frequência. O seu preparo é tão simples quanto você pode imaginar e o melhor de tudo, leva pouco mais de meia hora para ter um arroz espetacular na mesa.
Aqui está uma ótima receita para arroz negro com lulas, chocos e cogumelos variadosque dão um toque muito saboroso a este arroz.
Arroz negro com receita de lulas
Ingredientes para fazer arroz preto com cogumelos
Com estas quantidades teremos para 4 pessoas:
- 300 gr de arroz bomba
- 300 gr de cogumelos mistos
- 400 gr de lulas, limpas e picadas
- 1 choco grande, limpo e picado
- 4 camarões (opcional)
- 1 cebola pequena
- 3 dentes de alho
- 3 sachês de tinta
- Fios de açafrão (opcional)
- 1 litro de caldo de peixe (fumet)
- Azeite virgem extra
- Sal
Como preparar o arroz preto
- Partimos do princípio de que descongelamos bem todos os mariscos, se for o caso, limpamos e cortamos ambos os lula como a sépia e também temos um bom caldo de peixe caseiro.
- Começamos por descascar e picar finamente o cebola e os dentes de alho.
- Em uma paellera ou caçarola larga, aqueça um fio de azeite de oliva e quando está quente, fritamos o camarões por um minuto de cada lado, o que costuma ser dito “volta e volta”. Retire os camarões e reserve.
- Abaixe um pouco o fogo e no mesmo azeite refogue a cebola e o alho por 3-4 minutos até a cebola começar a ficar transparente.
- Adicione as lulas e os chocos, ambos picados. Mexa um pouco e acrescente o cogumelos variadosque devem ser previamente lavados e limpos.
- Refogamos todo o conjunto por 3-4 minutos até que a água liberada pelos cogumelos desapareça.
- Nós adicionamos o arroz e frite por alguns minutos, mexendo quase sempre com uma pá de cozinha para garantir que o arroz fique levemente tostado, mas não queime.
- Nós derramamos o envelopes de tinta e alguns açafrão. Mexa até que a tinta esteja bem incorporada.
- Nós adicionamos o sopa de peixe, que deve estar quente. A medida correta é sempre adicionar o dobro de caldo do arroz.
- Retificamos o ponto de sal se necessário e cozinhe o arroz por 15-20 minutos ou até que o arroz tenha consumido todo o caldo e esteja no ponto.
- Retire do fogo, tampe e deixe descansar por 3-4 minutos antes de servir à mesa. Bom proveito!!
Comentários e sugestões
Os camarões podem ser substituídos por camarões, camarões ou camarões. E se não os tiver, também não acontece nada, porque embora acrescentem sabor ao nosso arroz, não é um ingrediente principal nem necessário para o fazer.
