Ele arroz É um prato muito recorrente, mas existem muitas maneiras de prepará-lo, o que vou compartilhar hoje é o modo chamado Arroz da terramuito característico da gastronomia cajun, embora também o atribuam à culinária americana.
Para contar um pouco sobre a origem desta receita, posso dizer que ela vem da cozinha dos sucessores dos franco-canadenses, que, ao se relacionarem com culturas como a espanhola e a italiana, deram origem a um tipo de gastronomia típico da zona mediterrânica. .
Os ingredientes utilizados na preparação deste prato são principalmente arroz branco que, juntamente com o fígado picado e os miúdos de frango, como o coração ou a moela, tingem o arroz quando cozido, conferindo-lhe aquela característica cor escura.
Outros derivados de carne de porco como chouriços ou enchidos também podem ser incorporados, mas os ingredientes que nunca podem faltar neste tipo de cozinha são o pimento verde, o aipo e a cebola, tipicamente conhecidos como a “santíssima trindade” por serem muito utilizados nesta gastronomia. e que conferem um sabor muito específico às refeições.
É sempre preparado temperando-o com especiarias à moda Cajun, mas se não as tiver na sua cozinha, pode recorrer a outras mais comuns como o colorau, a mostarda, o orégão ou a pimenta-do-reino.
Com certeza você vai gostar desta opção pelo seu sabor consistente, não hesite em anotar e pegar os ingredientes para começar a prepará-la.
Receita de Arroz Sujo
Ingredientes para fazer arroz sujo
Com estas quantidades teremos para 4-6 pessoas:
- 2 xícaras de arroz de grão longo
- 3 ¼ xícaras de caldo de galinha
- ¼ kg de fígado e coração de galinha
- 120 gramas de carne de porco
- 1 talo de aipo
- 1 cebola
- ½ pimenta verde
- 3 dentes de alho
- 1 folha de louro
- 4 colheres de sopa de molho cajun
- 3 colheres de sopa de azeite
- Sal a gosto
Como preparar arroz sujo
- Começamos por esfarelar os miúdos do coração e o fígado em pedacinhos e fazemos o mesmo com a carne de porco.
- Em seguida, colocamos uma caçarola com óleo e os miúdos em fogo médio, escolhemos uma que seja grande e funda o suficiente para distribuir o calor igualmente por todas as peças e que comecem a dourar.
- Nós nos ajudamos com uma paleta de madeira para esmagá-los um pouco e para que eles soltem o suco, deixamos por alguns minutos.
- Agora adicione o molho Cajun e mexa, adicione a folha de louro e termine de mexer todos os ingredientes.
- A seguir, lave e corte os legumes, comece pela cebola, corte em pedaços pequenos, continue com os alhos, corte o pimento aos quadrados e por fim o aipo, que também vamos cortar em pedaços pequenos.
- Adicione os legumes à caçarola de carne e, mexendo sempre, deixe-os em lume brando cerca de 7 minutos até ficarem tenros.
- Adicione as duas xícaras de arroz à caçarola e mexa junto com o restante dos ingredientes para que peguem o sabor e dourem um pouco.
- Agora adicione as xícaras de caldo de galinha e aumente o fogo para que o arroz seja feito mais rapidamente. Provamos o sal e retificamos se necessário.
- Quando vemos que o caldo começa a ser consumido quase na totalidade, baixamos o lume ao mínimo e tapamos a caçarola para que acabe de cozer cerca de 10 minutos.
- Antes de servir, retiramos a folha de louro e agora podemos desfrutar de um maravilhoso arroz sujo.

Dicas para cozinhar um bom arroz sujo
Nesta preparação começamos fritando primeiro a carne e depois continuamos com o arroz. Mas podemos variar a ordem começando por cozinhar primeiro o arroz e o resultado será igualmente bom.
Para isso, só teríamos que adicionar as 2 xícaras de caldo de galinha à caçarola junto com 1 ½ xícaras de água, aumentar o fogo e deixar ferver. Quando começa a ferver, adicionamos as xícaras de arroz e acrescente a folha de louro, tampe a caçarola e abaixe o fogo, deixando cozinhar por cerca de 20 minutos e reserve.
O próximo passo seria preparar a carne como antes e depois adicionar o arroz.
Se decidirmos escolher um determinado arroz que já temos em casa, devemos saber que se escolhermos o tipo de grão curto como arborio ou bomba, o resultado do arroz será mais macio enquanto que com o tipo basmati longo permanecerá mais solto.
A melhor técnica para evitar que o sabor do arroz fique menos forte devido ao acompanhamento de fígado de galinha, é submergi-lo em uma tigela funda, cobrindo-o com leite, por um período de 2 horas. Refrigeramos e após esse tempo retiramos, enxáguamos com água morna e secamos antes de cozinhá-lo, assim você amenizará seu sabor e sua textura ficará mais macia.

Outras receitas com arroz que você vai gostar
Este tipo de arroz pode ser servido como prato único ou podemos empratá-lo de forma a ser acompanhado por deliciosos burritos, batatas fritas ou uma simples salada.
Se é daqueles que adora experimentar os vários sabores de arroz, recomendo estas outras alternativas como o arroz attollado, este é um prato particularmente completo devido ao seu acompanhamento de chouriço e carne de porco.
Se, por outro lado, preferir um arroz mais leve, o arroz com legumes é a opção mais indicada, um arroz soltinho e macio.
Se a sua tendência é experimentar a cozinha vegana, o arroz com tofu é a proposta que o vai servir para se deliciar e saborear novos pratos de arroz.