O segredo para fazer um bom arroz pegajoso é escolher um arroz rico em amido para o seu preparo, para que se forme uma textura tão agradável ao paladar. Desta vez vamos prepará-lo com caldo de peixe e alguns camarões para realçar o sabor.
Ele arroz cremoso com camarão É muito fácil de fazer seguindo os passos que mostro a seguir. O último ponto importante que deve ser levado em consideração é controlar a quantidade de líquido que usamos para evitar que o arroz fique seco e assim atingir aquele ponto desejado.
Receita de arroz com camarão
Ingredientes para fazer um arroz doce acompanhado de camarão
Com estas quantidades teremos para 2 pessoas:
- 5 punhados de arroz redondo
- 8 camarões
- 1 litro de caldo de peixe
- 1 tomate maduro
- ½ pimentão vermelho
- 1 cebola
- 5 dentes de alho
- Azeite de oliva
- Sal
Como fazer o caldo de peixe
- Ele sopa de peixe que vamos usar podem ser os que se vendem no supermercado, mas recomendo que façam em casa pois seu sabor não tem comparação.
- Para fazer o caldo, aquecemos uma panela com um litro e meio de água em fogo médio-alto.
- Cortamos as cabeças dos camarões e colocamos na panela junto com algum tipo de peixe pedra ou peixe lixo para dar muito mais sabor.
- Deixe ferver por 25 minutos e depois coe e reserve o caldo.
Preparo do refogado
- Enquanto isso, podemos fritar o camarões em uma frigideira com um fio de azeite, é só virar e virar por um minuto de cada lado.
- Retire os camarões e na mesma frigideira, refogue o dentes de alho previamente descascados e laminados até ganharem cor.
- Agora adicione à panela o pimento vermelho corte em pedaços pequenos e cebola também descascados e cortados pequenos.
- Refogue até a cebola ficar transparente e acrescente o tomate previamente descascados e cortados em pedaços pequenos.
cozimento de arroz
- Nós adicionamos o arroz e refogamos tudo juntos por alguns minutos.
- Despeje um pouco de caldo de peixe, apenas o suficiente para cobrir o arroz, e continue cozinhando.
- Prestamos atenção e vamos acrescentando aos poucos mais quantidade de caldo quando observamos que o arroz está ficando sem líquido.
- Em aproximadamente 20 minutos, o arroz estará em seu ponto de cozimento. Agora é a hora de verificar o ponto de sal e adicione se necessário.
- Adicione os camarões e mexa para que todos os sabores se misturem bem.
- Já temos o nosso arroz melado com gambas pronto, só falta empratar e servir directamente à mesa para comê-lo quentinho, o seu sabor vai certamente impressioná-lo. Bom proveito!!

Comentários e sugestões
Este arroz tem que ser servir à mesa imediatamente Depois de preparado, para acompanhar recomendo uma garrafa de bom vinho branco.
Atenção especial deve ser dada ao hora de cozinhar o arroz e acrescente o caldo de peixe conforme o arroz for absorvendo o líquido, acrescentando apenas o suficiente para que fique bem cozido e com uma textura açucarada como um risoto.
Outras receitas de arroz que você pode gostar
Um dos arrozes que recomendo é o arroz soposo com gambas, é bastante semelhante a uma sopa e é um prato bastante completo que incorpora legumes, gambas e arroz cozido.
Outra receita que gosto muito é o tradicional arroz frito com gambas, o prato oriental que todos conhecemos, aquele que leva omelete, ervilhas e cenouras. Seu preparo é muito simples e não requer grandes conhecimentos culinários.
Por outro lado, temos o arroz com camarão, um prato delicioso que certamente todos os comensais irão adorar. O arroz é cozido com caldo de galinha para dar ainda mais sabor e também é preparado com refogado de legumes.
Propriedades do arroz e como deve ser tomado
O arroz é um cereal que nos permite fazer uma infinidade de pratos muito bem preparados com diversos ingredientes, é assim que quase sempre o comemos no Ocidente. Enquanto no Oriente os consideram como o “pão” que comem diariamente e é a base da sua alimentação, está sempre presente como acompanhamento das suas refeições.
Entre as características do arrozpodemos dizer que é o cereal com menor porcentagem em termos de proteína e, por não conter gliadina, é o alimento perfeito para celíacos.
Recomenda-se que sejam combinados com leguminosas, como lentilhas, pois é assim que nosso corpo adquire os aminoácidos necessários para produzir uma proteína completa. Outra das deficiências do arroz é a ausência de gordura, já que estas residem apenas em sua casca ou farelo.
Existem diferentes maneiras de preparar o arroz para torná-lo um bom alimento. Nunca deve ser consumido cru e se quisermos acompanhá-lo com algum outro ingrediente, podemos indicar vegetais, legumes e leite como os mais indicados.
Podemos consumi-lo de outras formas, como os flocos, tão presentes nos pequenos-almoços juntamente com outros cereais, o que conhecemos como muesli.
Ou também prepará-lo com água, nos ajudará a combater problemas como a diarreia, pois exerce um efeito ligante direto no sistema digestivo. A maneira de fazer o água de arroz, é ferver duas colheres de sopa de arroz em um litro de água, quando os grãos começarem a desmanchar, deixar esfriar e coar. Podemos dar sabor adicionando um pau de canela à água.