O arroz Basmati é um tipo alongado de arroz que há centenas de anos é cultivado na Índia, sendo o sopé dos Himalaias a zona com melhor reputação a nível mundial para a produção de arroz basmati, pelo que não é de estranhar que em certas cozinhas como a Índia ou o Paquistão, entre outras, este o arroz é considerado a base principal de muitos dos seus pratos tradicionais.
Para que esse arroz fique solto e no ponto, é importante seguir uma série de passos, como lavar o máximo de amido possível e respeitar os tempos de cozimento. Desta vez, vou mostrar-lhe um método de cozimento do arroz basmati o que nos dá ótimos resultados.
receita de arroz basmati
informação da receita
- Porções: 6 pessoas
- Calorias por porção (kcal): 130
- Tempo de preparação: 40 minutos
- Tempo de cozimento: 20 minutos
- Tempo total: 1 hora
- Tipo de cozinha: Internacional
- Categoria: arroz
Ingredientes necessários
- 4 xícaras de arroz basmati
- 7 xícaras de água
- Sal
Preparação
A primeira coisa que temos que fazer é lave o arroz. Para fazer isso, vamos colocá-lo em um recipiente e cobri-lo com água. É importante que a água esteja em temperatura ambiente. Agora com as mãos retiramos bem para que solte todo o amido.
Quando percebermos que a água está turva, coar e repetir a operação com água limpa. Temos que repetir a lavagem 3 vezes até que ao mexer o arroz não solte mais amido. Deve-se levar em conta que quanto mais amido retirarmos do arroz, mais digestivo ele será e os grãos ficarão mais soltos.
Com o arroz já limpo, cobrimos novamente com água limpa e deixamos descansar por 30 minutos. Coe e reserve. Em seguida, pegamos uma panela e adicionamos 7 xícaras de água. Aqueça em fogo médio e adicione uma pitada de sal.
Assim que a água começar a ferver, Adicione o arroz e aumente o fogo para alto. Quando a água começar a ferver novamente, abaixe o fogo e cozinhe o arroz por 15 minutos tampado.
Passado o tempo indicado, desligue o fogo e deixe descansar na panela por mais 5 minutos. Agora podemos destapar o arroz e verificar se está completamente solto e pronto a servir à mesa como nos convém, sozinho ou como guarnição de outros pratos.
