Aproveite o dia de hoje preparando alguns almôndegas com molho de pinhão. Não há melhor prazer do que chegar à mesa com vontade e ver uma fonte dessas deliciosas almôndegas, algo que certamente surpreenderá todos os comensais.
Nesta receita preparamos as almôndegas sem as empanar de farinha, cozinhamo-las num delicioso molho com legumes picados e uns deliciosos pinhões que vão ajudar a realçar todos os sabores.
O tempo de preparo não é muito longo, basta refrigerar para que a carne fique um pouco mais manejável e possamos trabalhar com as mãos, também ajuda a compactá-las e evitar que se desfaçam na hora de cozinhar.
Outras receitas semelhantes que pode experimentar são as tradicionais almôndegas com molho, aquelas a que chamamos “de uma vida”, as almôndegas com molho de tomate que as crianças tanto adoram, ou umas deliciosas almôndegas com ervilhas. E se você quiser algo especial, recomendo o Frikadellen, umas almôndegas alemãs temperadas que são deliciosas.
Receita de almôndegas com pinhões
informação da receita
- Porções: 4 pessoas
- Calorias por porção (kcal): 212
- Tempo de preparação: 40 minutos
- Tempo de cozimento: 30 minutos
- Tempo de descanso: 20 minutos
- Tempo total: 1 hora e 10 minutos
- Tipo de cozinha: Espanhol
- Categoria: carnes
Ingredientes necessários
- 400 gr de carne de porco picada
- 100 gr de carne moída
- 1 cenoura
- 1 cebola
- 1 tomate
- ½ pimentão
- 100 ml de vinho branco
- ½ colher de chá de alho em pó
- ½ colher de chá de cebola em pó
- 2 dentes de alho
- 1 raminho de salsa fresca
- 1 colher de chá de açúcar mascavo
- 3 fatias de pão do dia ou pão sem casca
- ½ xícara de leite
- Pimenta preta da terra
- 4 colheres de pinhões
- Azeite de oliva
- 1 e ½ colheres de chá de sal
Preparação
Começamos por cortar o pão às rodelas ou o pão da véspera, de onde retiramos a côdea, Colocamos em uma tigela com o leite e deixe de molho enquanto continuamos com a receita.
Noutra tigela colocamos a carne de vaca e de porco picada, juntamos o alho e a cebola em pó. Escorra o pão, apertando com a mão para que solte o máximo de leite possível, junte à carne, tempere a gosto, pique a salsinha fresca e acrescente. Misturamos tudo bem com as mãos, amassamos até formar uma mistura homogênea e compacta. Cobrimos com filme plástico e deixamos descansar na geladeira para tomar consistência.
Enquanto isso, preparamos o molho, descascando e cortando a cenoura, o pimentão, o alho e a cebola em cubos pequenos. Aqueça uma frigideira em fogo médio com um fio de azeite, Tempere os legumes com uma pitada de sal e escalde-os por 5 minutos.
Lave e pique o tomate aos pequenos, junte-o ao tacho juntamente com o açúcar mascavado e os pinhões (reserve alguns para decorar os pratos mais tarde), mexa com uma espátula e deixe cozinhar cerca de 5 minutos. Despeje o vinho branco, mexa e deixe queimar por cerca de 10 minutostestamos o ponto de sal e retificamos se necessário.
Passe o molho pelo liquidificador até ficar bem triturado e depois se quiser uma textura mais lisa pode passar no liquidificador chinês, mas essa etapa é opcional.
Tiramos a carne da geladeira e fazemos as bolinhas, o tamanho já fica do gosto de todos. Aqueça uma caçarola em fogo médio com algumas colheres de sopa de azeite, frite as almôndegas até dourar.
Acrescente o molho por cima, acrescente os pinhões que reservamos e deixe em fogo médio-baixo por cerca de 5 minutos tampado, mexemos a caçarola de vez em quando para que tudo se integre melhor.
Passado esse tempo, retiramos e servimos com um pãozinho para mergulhar no saboroso molho, ficam uma delícia!

Dicas para fazer almôndegas perfeitas
Recomendo não exagerar na hora de cozinhá-los, para que fiquem macios e não com uma consistência endurecida.
A escolha da carne picada é em relação à gordura da carne, é aconselhável usar uma que tenha um pouco mais de gordura para evitar que as almôndegas fiquem secas.