Acelga suíça em molho de pepitoria

Links patrocinados

Preparação: 15 minutos
cozinhou: 55 minutos
pronto em: 1 hora e 10 minutos

Hoje vamos cozinhar um prato de legumes cheio de cor e sabor em que nenhum dos componentes perde a sua identidade, trata-se de uma deliciosa acelga em molho de pepitoria. Vamos cozinhar a acelga da maneira tradicional: as folhas e os talos separadamente. Com isso, garantiremos que tudo esteja perfeitamente tricotado.

Links patrocinados

O molho pepitoria é um dos meus favoritos. Serve para ensopado de aves: galinha, peru ou frango e é uma iguaria tradicional de origem remota.

Receita de acelga ao molho pepitoria

Ingredientes para 4 pessoas

  • 1kg de acelga
  • 1 cebola
  • 4 dentes de alho
  • 200 ml de caldo de galinha
  • 150 ml de vinho fino
  • 2 colheres de chá de farinha
  • 8 amêndoas cruas
  • 1 gema de ovo cozida
  • alguns fios de açafrão
  • 6 colheres de sopa de azeite extra virgem
  • Sal

Como preparar acelga em molho de pepitoria

  1. Lave bem a acelga, separe as folhas e corte-as em tiras de cerca de 2 cm. Retiramos os fios dos talos e cortamos em pedaços de 4 ou 5 cm.
  2. Coza os talos cerca de 15 minutos em abundante água a ferver com sal. Escorra com uma peneira sem jogar fora a água (isso economiza tempo, além de água e energia, claro). Volte a panela ao fogo e, quando ferver, acrescente as folhas e cozinhe por 2 minutos. Agora passamos por água fria e escorremos muito bem.
  3. Aqueça 4 colheres de sopa de óleo e frite 2 dentes de alho inteiros e descascados. Depois de esvaziá-los, nós os colocamos em um almofariz. Abaixe o fogo e acrescente a cebola bem picadinha na caçarola. Refogue a cebola até ficar transparente e começar a dourar.
  4. Adicione a farinha e mexa constantemente até que tudo adquira uma cor dourada clara. Adicione o vinho e o caldo.
  5. Triture os dentes de alho juntamente com as amêndoas, o açafrão e a gema de ovo cozida num pilão até formar uma pasta. Adicione a mistura à caçarola com o molho e misture muito bem.
  6. Cozinhe o molho por 30 minutos em fogo baixo.
  7. Aqueça as restantes 2 colheres de sopa de azeite numa frigideira, junte dois dentes de alho às rodelas e quando estiverem ligeiramente dourados, junte as folhas de acelga. Refogue por alguns minutos.
  8. Adicione os talos cozidos ao molho de pepitoria e deixe-os por alguns instantes para aquecer. Servimos juntamente com as folhas de acelga salteadas. Bom proveito!!

Comentários e sugestões

É importante não cozinhar a acelga mais do que o necessário. Legumes cozidos demais perdem não apenas nutrientes, mas também textura e cor, sem falar nos sabores e odores desagradáveis ​​que desenvolvem. Você tem que cozinhá-los apenas o suficiente e eles manterão seu sabor fresco e natural.

Outras receitas de acelga que você deveria experimentar

Sobre o autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quase lá…

0