Hoje vamos cozinhar um prato de legumes cheio de cor e sabor em que nenhum dos componentes perde a sua identidade, trata-se de uma deliciosa acelga em molho de pepitoria. Vamos cozinhar a acelga da maneira tradicional: as folhas e os talos separadamente. Com isso, garantiremos que tudo esteja perfeitamente tricotado.
O molho pepitoria é um dos meus favoritos. Serve para ensopado de aves: galinha, peru ou frango e é uma iguaria tradicional de origem remota.
Receita de acelga ao molho pepitoria
Ingredientes para 4 pessoas
- 1kg de acelga
- 1 cebola
- 4 dentes de alho
- 200 ml de caldo de galinha
- 150 ml de vinho fino
- 2 colheres de chá de farinha
- 8 amêndoas cruas
- 1 gema de ovo cozida
- alguns fios de açafrão
- 6 colheres de sopa de azeite extra virgem
- Sal
Como preparar acelga em molho de pepitoria
- Lave bem a acelga, separe as folhas e corte-as em tiras de cerca de 2 cm. Retiramos os fios dos talos e cortamos em pedaços de 4 ou 5 cm.
- Coza os talos cerca de 15 minutos em abundante água a ferver com sal. Escorra com uma peneira sem jogar fora a água (isso economiza tempo, além de água e energia, claro). Volte a panela ao fogo e, quando ferver, acrescente as folhas e cozinhe por 2 minutos. Agora passamos por água fria e escorremos muito bem.
- Aqueça 4 colheres de sopa de óleo e frite 2 dentes de alho inteiros e descascados. Depois de esvaziá-los, nós os colocamos em um almofariz. Abaixe o fogo e acrescente a cebola bem picadinha na caçarola. Refogue a cebola até ficar transparente e começar a dourar.
- Adicione a farinha e mexa constantemente até que tudo adquira uma cor dourada clara. Adicione o vinho e o caldo.
- Triture os dentes de alho juntamente com as amêndoas, o açafrão e a gema de ovo cozida num pilão até formar uma pasta. Adicione a mistura à caçarola com o molho e misture muito bem.
- Cozinhe o molho por 30 minutos em fogo baixo.
- Aqueça as restantes 2 colheres de sopa de azeite numa frigideira, junte dois dentes de alho às rodelas e quando estiverem ligeiramente dourados, junte as folhas de acelga. Refogue por alguns minutos.
- Adicione os talos cozidos ao molho de pepitoria e deixe-os por alguns instantes para aquecer. Servimos juntamente com as folhas de acelga salteadas. Bom proveito!!
Comentários e sugestões
É importante não cozinhar a acelga mais do que o necessário. Legumes cozidos demais perdem não apenas nutrientes, mas também textura e cor, sem falar nos sabores e odores desagradáveis que desenvolvem. Você tem que cozinhá-los apenas o suficiente e eles manterão seu sabor fresco e natural.