Seleção de Ervas Aromáticas

 

Este é o segundo artigo de uma série de 4 artigos sobre ervas de aromáticas e especiarias, neste artigo vamos apresentar a nossa selecção de ervas aromáticas que mencionamos no primeiro artigo da série. Esperemos que goste da leitura e que esta seja útil para a utilização das ervas na sua cozinha, ou pelo menos que complemente a utilização que já dá a cada uma das ervas aromáticas e especiarias de origem vegetal que a seguir lhe apresentamos.

Minha Selecção de Ervas Aromáticas

Aipo

O aipo pode ser utilizado em diversas receitas que vão das sopas aos guisados e até saladas, é conhecido por possuir diversas propriedades medicinais, utilizado em muitos remédios caseiros e medicina tradicional, para emagrecer entre outras funções.

Curiosidade: o Aipo tem um gosto parecido ao do sal, algumas pessoas afirmam que quando utilizam o aipo nas suas receitas e cozinhados, praticamente não utilizam sal.

Cebolinho

Apesar de ter este nome e até de pertencer à família da cebola esta erva é muito diferente em características visuais da familiar cebola. Na medicina tradicional acredita-se que o cebolinho reduz a pressão arterial.

Esta é sem dúvida umas das minhas ervas favoritas, tanto que, tenho a minha própria cultura de cebolinho cá em casa para que assim possa utilizar sempre que quiser, com a vantagem de estar sempre fresco.

O cebolinho acompanha bem com quase tudo e confere um sabor muito particular, pode experimentar em saladas, ou pratos de carne, enfim, o cebolinho é muito bom companheiro de muitos pratos.

Curiosidade: o cebolinho não deve ser picado mas sim cortado com uma tesoura, assim como, a sua adição só deve acontecer entre 2 a 5 minutos antes de se servir o prato, para que o seu sabor tão característico não se perca.

Foto: Ervas Aromáticas da minha Horta Cebolinho

horta-de-Ervas-Aromáticas-cebolinho

 

Coentros

Juntamente com a salsa os coentros são uma das ervas mais utilizadas no Sul de Portugal, sendo parte integrante da dieta mediterrânica, os coentros distinguem-se pelo sabor que conferem às receitas, esta erva é originária do sul da Europa e do Oriente Médio, apresenta propriedades digestivas, e calmantes, entre outras. Como gosto tanto de Coentros também os cultivo, vejam a foto.

Ervas-Aromáticas-coentros

Hortelã

Das ervas de cheiro que uso é provavelmente a que melhor cheiro tem, pelo menos na minha opinião. A hortelã é óptima para diversos fins, nomeadamente chã, sumo de ananás e hortelã, saladas de frutas entre outros…É originária da Ásia e o seu chá é um excelente calmante.

Olhem a foto da minha horta de Ervas Aromáticas

horta-de-Ervas -Aromáticas-hortelã

Louro

O louro, é muito particular, quer pelo cheiro quer pelo seu sabor, é daquelas ervas que ou se ama, ou se detesta. O óleo das bagas do loureiro é conhecido pelas suas propriedades anti-inflamatórias. Normalmente as ervas aromáticas até não mantêm um sabor intenso, contudo no caso do Louro, a história é outra utilizado em excesso ou cozinhado prolongadamente o seu sabor intensifica-se, pelo que recomenda-se moderação na sua utilização. Utiliza-se normalmente em alguns pratos de carne e peixe. O louro não deve ser servido, por conferir um trago algo amargo.

Utilizar 1 folha no máximo 2 para uma receita para 4 a 6 pessoas. Reforçando o que disse anteriormente, moderação é recomendável

Curiosidade: O loureiro (árvore) pode alcançar o tamanho de 20 metros e o seu tempo de vida é bastante grande,

Orégãos

Um excelente acompanhamento das saladas e das pizzas,  ou dos caracóis (principal segredo para obter aquele sabor magnifico dos caracóis). Esta é uma das plantas que mais gosta de sol, sendo uma planta muito resistente, e óptima para ter na horta de casa.

Curiosidade: O chá de orégãos ajuda eficazmente a combater as dores de dentes, entre outras propriedades.

Salsa

Sem margem para enganos, é a principal erva aromática utilizada em Portugal com um cheiro particular confere o seu gosto a muitos pratos, eu diria que quase todos os pratos “gostam” ou pedem o toque da salsa e vocês sabem disso mesmo.

A foto que apresento de seguida é da minha cultura de salsa caseira, todos os dias ou quase todos corto um pouquinho (é a vantagem de ter horta por casa).

horta-de-Ervas-Aromáticas-salsa

 

1.º Artigo da Série

3.º Artigo da Série

4.º Artigo da Série

Last updated by at .

Leave a Reply